Interior

FPI do São Francisco reforça a importância da preservação do meio ambiente em comunidades do Sertão

Equipe de Educação Ambiental realiza várias atividades como o cinema ambiental, plantio de mudas de árvores nativas, oficina de sabão ecológico e gincana ambiental para estudantes da zona rural

Por Ascom FPI do São Francisco 24/11/2022 18h36
FPI do São Francisco reforça a importância da preservação do meio ambiente em comunidades do Sertão
FPI do São Francisco no Sertão - Foto: Jonathan Lins / Ascom FPI do São Francisco

A equipe de Educação Ambiental da 11ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco está realizando ações para comunidades do Alto Sertão de Alagoas. Na noite de terça-feira (22), crianças e adultos do Povoado Tingui, na zona rural da cidade de água Branca, participaram do cinema ambiental e da oficina de sabão ecológico.

O coordenador da equipe e gerente de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Pedro Normande, explicou que a comunidade está localizada dentro da Unidade de conservação estadual (Refúgio da Vida Silvestre do Morro do Caraunã).

"Realizamos um cinema ambiental para adultos, adolescentes e crianças. Essa atividade de educação ambiental é de grande importância, porque é uma atividade de conscientização ambiental para que eles continuem protegendo toda a Caatinga, a vegetação e os animais silvestres. A gente do IMA vem realizando esse trabalho há alguns anos", explicou Normande.

O coordenador contou também que houve uma oficina de sabão ecológico para os adultos.

"Na oficina de sabão ecológico mostramos como a gente evita que o óleo de cozinha usado seja jogado na natureza ou em corpos hídricos, e como transformamos esse óleo vegetal em sabão ecológico", disse

Responsáveis pela oficina do sabão ecológico, as assessoras técnicas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Elisangela Tavares e Dionarí Santos ensinaram o passo a passo para a produção.

"Esse trabalho vem sendo desenvolvido junto aos municípios em parceria com a Semarh há alguns anos e através da implantação da coleta seletiva. O projeto para produção de sabão com óleo usado tem o objetivo de fazer com que a população entenda que o descarte inadequado desse produto causa poluição no meio ambiente, prejudicando a diversidade na fauna e na flora. Esse óleo indo direto para os rios, lagos e mares vai contaminar a água e todos os seres que ali existe. Eles podem ficar sem oxigênio. A água fica poluída e as pessoas ficam impedidas de consumir", explica Elisangela.

Durante a oficina, as assessoras técnicas mostraram que para a produção do sabão ecológico, são necessários apenas gente três ingredientes que são o óleo, a essência e a soda cáustica. Para a receita apresentada na comunidade precisa-se de meio litro de óleo, 20ml de essência e 100ml de soda cáustica, que é utilizada para reciclar o óleo.

"À medida que ele muda a forma física, a gente está reciclando e não reutilizando o óleo", reforça.

Durante a mesma ação da FPI, o IMA realizou o plantio de mudas com as crianças do Povoado Tingui.

"Toda atividade da educação ambiental é importante, porque ela é uma prevenção e a gente acredita que é um trabalho contínuo, de formiguinha", destacou Pedro Normande.

Gincana Ambiental

Na tarde da quarta-feira (23), a equipe de Educação Ambiental da FPI do São Francisco realizou uma gincana ambiental para 150 alunos e 20 professores na Escola Municipal de Educação Básica Sabino Ramariz, onde foram realizados diversos jogos ambientais e as equipes vencedores ganharam uma aula no barco escola do IMA na Lagoa Mundaú/Manguaba.

"Serão 50 pessoas, entre professores e alunos, que terão a oportunidade de viajar para Marechal Deodoro, onde irão navegar de catamarã e terão uma aula de campo proporcionada pelo IMA", explicou Normande.

Durante os primeiros três dias da FPI, a equipe de Educação Ambiental já realizou ações ações conscientização nas cidades de Delmiro Gouveia, Água Branca, Mata Grande, Pariconha e Inhapi, no Alto Sertão de Alagoas.