Interior

Novo Cisp garante mais segurança aos moradores de Cacimbinhas

Governador Paulo Dantas entrega o 48° Centro Integrado de Segurança Pública, equipamento que já atende a mais de 50% da população do Estado

Por Fábia Assumpção / Agência Alagoas 18/11/2022 14h57 - Atualizado em 18/11/2022 16h12
Novo Cisp garante mais segurança aos moradores de Cacimbinhas
Entrega de mais um Cisp é a materialização do projeto de integração das forças policiais proposto pelo Governo do Estado - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O 48° Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) foi inaugurado pelo governador Paulo Dantas, na manhã desta sexta-feira (18), no município de Cacimbinhas, beneficiando os mais de 10 mil habitantes da cidade. A nova unidade, a 15ª na região do Agreste e a 11ª entregue no governo Paulo Dantas, está localizada no Km 113 da BR-316.

"É uma alegria inaugurar mais um Cisp, que oferece uma melhor estrutura e novos equipamentos, aumento de efetivo, novas viaturas e tecnologia para o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar", afirmou o governador Paulo Dantas.

Segundo ele, deverão ser construídos mais 15 Cisps, um deles do tipo III em Santana do Ipanema, que vai abrigar, além das Polícias Civil e Militar, o efetivo do Corpo de Bombeiros e uma academia para treino dos policiais.

Além do Cisp, Paulo Dantas salientou que o Governo do Estado está investindo em outras obras em Cacimbinhas, a exemplo da construção da Escola de Ensino Médio Muniz Falcão e da rodovia ligando a comunidade quilombola com o centro urbano da cidade, por meio do Programa Alagoas de Ponta a Ponta. "Estamos também presentes em Cacimbinhas com o Cartão Cria, o Escola Nota 10, entre outros programas do governo", observou Paulo.

Durante a solenidade, foi feita a entrega das chaves das novas viaturas das polícias Civil e Militar a integrantes das forças policiais.

O prefeito de Cacimbinhas e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, disse que a inauguração do Cisp representava mais segurança para a população, melhor estrutura e condições de trabalho para os policiais e aumento do efetivo na cidade. "A população de Cacimbinhas reconhece o trabalho que o Governo de Alagoas faz em prol do município", ressaltou Hugo Wanderley.

O diretor-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, que representou o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, enfatizou que a entrega de mais um Cisp era a materialização da integração das forças policiais, em especial as polícias Civil e Militar. Acrescentou que todas as unidades contam agora com a Sala Lilás, que garante um atendimento especializado para pessoas vulneráveis como indígenas, idosos e mulheres vítimas de violência.

Gustavo Xavier acentuou que os investimentos na segurança pública nos últimos anos resultaram na redução da criminalidade em Alagoas. "Fomos o Estado que mais reduziu os crimes de homicídios nos últimos meses", destacou.

A solenidade contou com a presença do deputado estadual Marcos Barbosa, que assegurou o apoio da Assembleia Legislativa para levar adiante outros projetos do Governo nas áreas de segurança pública, saúde e educação, entre outras.

Também participaram do evento, o ex-prefeito de Cacimbinhas, Roberto Wanderley; prefeitos da região e integrantes das forças policiai do Estado.

Estrutura ampla

A estrutura ampla e moderna do novo Cisp de Cacimbinhas vai abrigar equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar que atuam na região. O prédio conta com sala de reuniões, alojamentos, vestuário, copa, depósito, celas, recepção, entre outros espaços de uso comum das forças de segurança e da população cacimbinhense que buscar atendimento na unidade. Com 900 m², o Cisp do tipo I recebeu investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual

Com a inauguração do novo equipamento de segurança, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Segurança Pública, já atende mais de 50% da população do Estado, fortalecendo a política de integração entre as forças de segurança, com melhores condições de trabalho para as equipes, aprimorando o combate à criminalidade no município e promovendo a redução dos índices de violência.

Já estão em funcionamento 47 Cisps nas cidades de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Viçosa, Junqueiro, São Luís do Quitunde, Igaci, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Batalha, Mata Grande, Major Izidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe, Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio, Craíbas, Matriz do Camaragibe, Novo Lino, Porto de Pedras, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, Rio Largo, Penedo, Piranhas, Jequiá da Praia, Igreja Nova, Traipu, Atalaia, Estrela de Alagoas, Delmiro Gouveia, Inhapi, Paripueira, Feira Grande e no distrito de Pindorama, em Coruripe.

Estão em construção três unidades do tipo III, sendo uma em Santana do Ipanema e duas em Maceió; quatro do tipo I em Água Branca, Colônia Leopoldina, Barra de São Miguel e Anadia que, em breve, serão entregues à população.