Interior

MVV realiza novo encontro do Comitê Social Participativo de Mineração e tour na planta

Objetivo do grupo formado por moradores da região, poder público e representantes da empresa é maior diálogo

Por Assessoria 21/10/2022 18h00
MVV realiza novo encontro do Comitê Social Participativo de Mineração e tour na planta
Tour na planta - Foto: Zóio comunicação

Na quarta-feira (19), a Mineração Vale Verde (MVV) realizou mais um importante encontro com o Comitê Social Participativo de Mineração (CSPM) da Mina Serrote, no site da empresa em Craíbas.

O relatório da oficina de consolidação do próprio comitê foi apresentado e, em seguida, houve a demonstração da execução do cumprimento do plano de ação sobre pontos elencados na reunião de agosto último.

Nesta oportunidade, os membros do Comitê realizaram um tour na planta de beneficiamento, conhecendo, também, o totem instagramável da Mina Serrote, recém-inaugurado no mirante do platô da Britagem.

Totem instagramável da Mina Serrote (Foto: Zóio Comunicação)


O Comitê é formado por moradores de Craíbas e Arapiraca; integrante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Craíbas (o secretário Nivaldo Batista); e empregados(as) da MVV e visa encontrar soluções conjuntas, esclarecendo dúvidas, compartilhando informação e estabelecendo um diálogo contínuo e estruturado, a fim de contribuir para o desenvolvimento local de forma ética, transparente e responsável.

Para o agricultor José Ferreira Barbosa — também conhecido como "Bel" —, as reuniões do CSPM estão sendo pertinentes.

"A minha parceria com a MVV começou ainda em 1984, no tempo das pesquisas por aqui. E eu, como se fosse um 'guardião da caatinga', cuidando da região, fiz esse laço com a empresa. Hoje me sinto realmente um parceiro e só tenho a agradecer pelas benfeitorias que a empresa vem fazendo para todos nós das comunidades vizinhas. E este Comitê foi uma iniciativa ótima, porque vamos poder discutir os assuntos de interesse das comunidades com a própria MVV, buscando resoluções", diz Bel, que é morador da comunidade Pau Ferro.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 24/11, a fim de que todos os participantes do CPSM acompanhem um desmonte controlado, a partir das medições feitas nas comunidades vizinhas com auxílio de sismógrafos, demonstrando a ética, responsabilidade e transparência da MVV em todos os seus processos.

Durante os próximos meses, pautas importantes serão debatidas com vistas à MVV, comunidades e poder público construírem, juntos, um caminho comum e sustentável para todos da região da área de influência direta do empreendimento, que realiza o beneficiamento do concentrado de cobre.

A partir da formação do Comitê Social Participativo de Mineração, a MVV garante, assim, que as comunidades tenham respostas de maneira ainda mais qualificada, diante daquilo que elas precisam em tempo hábil, com o comprometimento direto da empresa em mitigar todo e qualquer risco ou problema associado trazido eventualmente pelo grupo.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.

Tags: