Interior
Construindo Legados: MVV inaugura Empório Craibense com mulheres empreendedoras da região
Local é novo point gastronômico de Craíbas, no Centro da cidade, com delícias feitas pelas mulheres da região
Em agosto deste ano, incentivadas pela Mineração Vale Verde (MVV), 19 mulheres de Craíbas receberam certificados referentes a 10 cursos profissionalizantes, encerrando um ciclo de capacitações e inaugurando a possibilidade de independência financeira para todas elas.
Desde fevereiro, de segunda a sexta-feira, essas mulheres — que participam do projeto social Empreendedorismo Feminino, da MVV — assistiram às aulas que ocorreram na Unidade Integrada Sesi/Senai em Arapiraca, de forma gratuita, fruto da parceria entre a MVV e a instituição de ensino profissionalizante.
A entrega dos certificados dos cursos ocorreu após serem somadas cerca de 400 horas de carga horária, além de diversas consultorias com as participantes que acontecem desde o ano de 2020.
E nesta sexta-feira (14), um sonho sonhado em conjunto com elas saiu do papel e se tornou realidade. No coração de Craíbas, no Centro da cidade, nasceu o Empório Craibense.
O local está situado na Rua 23 de Setembro, próximo à Câmara de Vereadores de Craíbas, e já conta com perfil nas redes sociais. É o @emporio.craibense (Instagram oficial).
Com a presença de gestores e empregados(as) da MVV, vereadores, lideranças municipais, moradores do município e representantes da imprensa local, em clima de festa, foi inaugurado o mais novo ponto gastronômico da cidade.
A partir deste projeto social incentivado pela MVV, as moradoras das comunidades vizinhas à Mina Serrote foram devidamente capacitadas e hoje dão continuidade a mais um novo capítulo de suas histórias, escrita com muito empreendedorismo e força de vontade.
No local, podemos encontrar ovos de galinha caipira, salgados, doces, bebidas, sucos, bolos, geleias, congelados, panetones e muito mais. Um leque de oportunidades e gostos para os mais diversificados paladares.
“Acreditamos inteiramente nessas mulheres! Não à toa, a MVV aportou recursos para a capacitação das 'mulheres empreendedoras', como as chamamos, em cursos realizados por elas junto ao Senai Arapiraca, além de transporte para chegarem às aulas, consultoria financeira e de associativismo. Agora, organizadas, elas podem vender para grandes centros, com marca assegurada, design robusto com cores chamativas, pesos e medidas padronizados, informações nutricionais de cada alimento e código de barras, conforme determina a nova legislação do consumidor. Agora elas têm tudo para ‘voar’ e alcançar seus objetivos. Nós, da MVV, desejamos muito sucesso e vida longa para esta linda parceria feita a várias mãos. Esse é um dos legados que a MVV está deixando para o Agreste alagoano”, diz o coordenador de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação da MVV, Mário Lima.
Os 10 cursos profissionalizantes realizados por elas foram de Qualificação Profissional — Confeiteira/Salgadeira; Oficina de Fabricação de Bolos e Tortas; Oficina de Fabricação de Salgados; Oficina de Pirulitos Decorados; Qualificação Profissional — Fabricação de Produtos com Frutas; Qualificação Profissional — Fabricação de Biscoitos e Bolachas; Qualificação Profissional — Técnicas de Armazenamento e Congelamento; Oficina de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos; Oficina de Fabricação de Panetones e Chocotones; e Atendimento ao Cliente.
Além dos cursos, houve quatro consultorias em meio às aulas, feitas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) e, de acordo com a instrutora e consultora de alimentos do Senai, Luciane Jerônimo, estão havendo mais seis consultorias. Isto é, as mulheres terão acompanhamento para exercerem suas profissões por um bom tempo ainda.
Segundo a moradora da comunidade Torrões, Gorete Silva, esses cursos foram fundamentais para o resgate de ensinamentos antigos, adquiridos por ela no contexto familiar.
“Eu resgatei memórias afetivas em mim! Minha mãe fazia certas receitas que eu não me lembrava de forma alguma. Aqui, em meio a essas aulas, reaprendi tudo e agora posso dizer que sou mais que uma simples doceira! Agora temos certificados diversos, que se juntam à nossa vontade de crescer. Agradecemos imensamente pela oportunidade à MVV. Não teríamos condições de pagar por algo assim”, pontua Gorete, ressaltando que participou também no ano passado do Curso de Confeitaria, também proporcionado pela MVV.
Ela estava igualmente bastante emocionada com a inauguração do Empório Craibense. Afinal, agora, as tardes em família e com os amigos em Craíbas nunca mais serão as mesmas. É o que acredita Cícera Souza, residente da comunidade Ipojuco.
“Só agradecer à MVV por construir com a gente o nosso sonho! Fazer parte dele e ajudar a construí-lo. Agradecer pelos cursos de capacitação, inclusive cedendo transporte de graça para a gente, de Craíbas para Arapiraca e a volta, todos os dias do curso no Senai. Muito obrigada por pensarem em todos os detalhes, porque isso facilitou muito a conclusão dos nossos cursos! Por nos abraçarem com tanto carinho! Esse é só o começo do nosso sonho — afinal, os sonhos não têm limite. Eu tenho fé em Deus! Eu não tenho medo de sonhar — ainda mais quando alguém acredita tanto na gente, como foi o caso da MVV. Está aqui a prova viva que o sonho vale: o Empório Craibense”, diz ela.
Cícera também é participante do Comitê Social Participativo de Mineração (CSPM) da MVV, que tem o intuito de encontrar soluções conjuntas esclarecendo dúvidas, compartilhando informação e estabelecendo um diálogo contínuo e estruturado, a fim de contribuir para o desenvolvimento local de forma ética, transparente e responsável.
É a Mineração Vale Verde se integrando cada vez mais à vida e à história das famílias da região, construindo um legado na memória — e agora também no paladar do povo de Craíbas.
Prestigie, apoie essas mulheres guerreiras e prove das delícias do recém-inaugurado Empório Craibense! Você se encantará e estará ajudando esse sonho a crescer ainda mais e mais.
SOBRE A APPIAN BRAZIL
O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.
No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas