Interior

Novas manchas de óleo aparecem em diferentes pontos do litoral alagoano

Neste sábado (01), os fragmentos foram encontrados nas parias de Porto de Pedra, São Miguel dos Miligres, Paripueira e no Francês

Por Tribuna Hoje 01/10/2022 17h29 - Atualizado em 03/10/2022 11h37
Novas manchas de óleo aparecem em diferentes pontos do litoral alagoano
Novos fragmentos de óleo são encontrados no Litoral Norte e Sul de Alagoas - Foto: Biota

Novos fragmentos de óleo foram registrados neste sábado (01) no litoral alagoano, desta vez o material foi encontrado nas parias de Porto de Pedra, São Miguel dos Miligres, Paripueira e no Francês. Os registros feitos por populares foram enviados ao Instituto Biota de Conservação. 

De acordo com Roberta Carvalho, chefe da Apa Costa dos Corais, os municípios que foram registrados os fragmentos já estão monitorando a extensão das manchas de óleo na costa e realizarão a limpeza.

Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICmbio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também já foram informando sobre as manchas. 

Carvalho informa ainda que a Marinha do Brasil realizou a coleta do material para a análise e disse que acredita ser restos de lavagam de tanques de navios. "Provavelmente trata-se da lavagem de tanques de navios em águas internacionais trazidas pela corrente, mas ainda não há nada confirmado", fala Roberta Carvalho.

Na quinta-feira (28) e na Sexta-feira (29), fragmentos já haviam sido vistos em Jequiá da Praia, na Praia de Carro Quebrado em Barra de Santo Antônio e em Coruripe. sendo no litoral norte e sul, respectivamente.

 Bruno Stefanis, coordenador do Biota, disse na ocasião, que não é a mesma quantidade de óleo que atingiu a costa do Nordeste em 2019, mas ainda assim é um fato que serve de alerta. "Alguns animais já apareceram oleados. Um em agosto e outros em diferentes estados, segundo nossos parceiros''.

Ele solicitou que se a população registrar as manchas informem ao Biota ou órgãos de proteção do meio ambiente.