Interior

Projeto da Agreste Saneamento que auxilia pequenos produtores participa do Prêmio Impactos Positivos 2022

Iniciativa prevê a destinação ambiental correta de mantas geossintéticas, utilizadas no processo de tratamento de água, para otimizar a produção de pequenos produtores rurais do agreste alagoano

Por Assessoria 22/09/2022 18h28
Projeto da Agreste Saneamento que auxilia pequenos produtores participa do Prêmio Impactos Positivos 2022
O projeto inscrito pela Agreste Saneamento pretende otimizar a produção de hortaliças de pequenos produtores rurais - Foto: Assessoria

O projeto da Agreste Saneamento – operação da Iguá Saneamento em Alagoas, com atuação em Arapiraca e dez municípios do agreste alagoano, que destina mantas geossintéticas para produtores rurais, que as utilizam para produzir hortaliças folhosas, reduzindo e otimizando o custo de produção, está concorrendo ao Prêmio Impactos Positivos 2022.

O prêmio visa promover iniciativas que desenvolvam o Ecossistema de Impacto e Negócios, dedicadas à transformação da realidade e garantia de um futuro melhor.

O projeto inscrito pela Agreste atende 33 produtores de orgânicos da zona rural do agreste alagoano, através de parceria com a prefeitura de Arapiraca. Eles recebem as mantas ou geobags, além de indicações de uso. Trata-se de um material biodegradável, cuja função é evitar o crescimento de ervas daninhas, manter a umidade e proteger os nutrientes do solo.

Em geral, a técnica é empregada no cultivo de hortaliças folhosas, mas tem sido testada em outras atividades do campo. A iniciativa faz parte do projeto Agreste Rural que busca destinar de forma sustentável os resíduos do tratamento da água, que abastece 400 mil alagoanos.

A votação segue até o dia 30 de setembro e, para votar, é preciso clicar neste link (https://impactospositivos.com/project/agreste-saneamento2022) e se cadastrar no site da plataforma Impactos Positivos. Em 30 de novembro, a plataforma vai realizar a cerimônia de encerramento e a entrega dos prêmios aos vencedores de cada categoria.

O projeto da Agreste Saneamento está cadastrado na categoria de Negócio de Impacto – Operação, que tem como premiação o Troféu Prêmio Impactos Positivos 2022, um ano de associação ao Instituto Capitalismo Consciente Brasil, mentorias especializadas, vaga no programa Master em Governança (GoNew), aplicação sem custo da Pesquisa no plano básico para as empresas dos projetos ganhadores (Humanizadas) e, também, 5% de desconto em qualquer plano na aplicação da Pesquisa para todas as empresas inscritas.

Projeto sustentável

As mantas geossintéticas integram o processo de tratamento da água retendo os resíduos resultantes dos processos físicos e químicos. Após o fim de vida útil nas Estações de Tratamento da Água (ETA's), elas são abertas, o lodo é retirado e destinado a cerâmicas para produção de tijolos ecológicos.

A partir daí, os agricultores que recebem a manta utilizam o material para forragem do solo numa técnica conhecida como "mulching" que aplica plásticos agrícolas no solo, neste caso específico, as coberturas de polipropileno, com isto, os produtores otimizam o trabalho, diminuem custos e obtêm até 40% de economia de água, ideal para locais de clima semiárido, como é o caso da região. A viabilidade do uso das mantas, foi testado junto a universidade e teve sua eficácia comprovada.

Impactos Positivos

A Impactos Positivos é uma plataforma digital exclusiva para estimular entendimento, reconhecimento, valorização e fomento do ecossistema de impactos, cuja importância é dar visibilidade à inovação e engajamento das organizações com causas e ações que impactam positivamente o planeta.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 - através de uma parceria público-privada (PPP) - com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) nos anos de 2018, 2020, 2021 e 2022. Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como "Caso de Sucesso em Saneamento Básico". Em 2021, recebeu o troféu "Quíron Bronze" no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, "ig" quer dizer água. www.igua.com.br.