Interior
Agricultoras produzem biscoitos veganos
Em Arapiraca, fabricação é da Associação das Mulheres Produtoras de Broas e Produtos Alimentícios da Agricultura Familiar
![Agricultoras produzem biscoitos veganos](http://img.tribunahoje.com/T9fog67Vi0qqFzxiDqqp1al57zY=/840x520/smart/s3.tribunahoje.com/uploads/imagens/pagina-13-1-6.jpg)
A cada dia que passa, cresce o número de pessoas que procuram uma alimentação mais saudável, na busca por melhor qualidade de vida.
Pensando nisso, as agricultoras que fazem parte da Associação das Mulheres Produtoras de Broas e Produtos Alimentícios da Agricultura Familiar (Asproboas), da comunidade rural de Taboquinha, no município de Arapiraca, iniciaram a produção de biscoitos veganos, feitos com batata doce e manteiga de palma.
O substituto da manteiga comum é um produto extraído do fruto do dendezeiro e contém diversos nutrientes em sua composição, além de a manteiga de palma ser rica em vitaminas e substâncias antioxidantes.
A presidente Geronilda Alves lembra que a associação foi criada no ano de 2005, com um grupo de 23 mulheres empreendedoras. Elas decidiram utilizar a farinha (fécula) de mandioca para a fabricação artesanal de broas, bolos, pães e salgados.
Prêmio
A determinação e ousadia das camponesas de Arapiraca renderam, no ano de 2013, a conquista do Prêmio Mulheres Rurais, entre as dez melhores iniciativas em todo o Brasil.
Com o passar dos anos, o grupo passou a receber cada vez mais apoio da Prefeitura de Arapiraca, Emater, Sebrae, entre outras instituições de fomento à agricultura familiar, com a instalação, no ano de 2014, de uma pequena indústria na comunidade.
As agricultoras apostaram na inovação e ampliaram a lista de produtos, com a fabricação de doces e sucos para garantir o sucesso do negócio.
Este ano, as camponesas decidiram iniciar a fabricação de biscoitos veganos, feitos com batata doce e manteiga de palma.
Geronilda Alves diz que a produção diária é de 25 quilos de biscoitos veganos, que são comercializados em potes de 120 gramas.
As broas de mandioca ainda são o carro-chefe dos negócios do grupo de mulheres empreendedoras de Arapiraca.
A presidente da Associação das Mulheres Produtoras de Broas e Produtos Alimentícios da Agricultura Familiar (Asproboas) revela que a produção diária de broas é de 50 quilos do alimento, que é vendido ao preço de R$ 4 reais, também comercializadas em potes de 120 gramas.
Ela acrescenta que a indústria tem capacidade de produzir 200 potes de broas por dia. “Decidimos iniciar a fabricação de biscoitos veganos para agregar cada vez mais valor aos nossos produtos, aumentarmos nossa renda familiar e, acima de tudo, ampliarmos o atendimento aos diversos públicos e paladares”, complementa a agricultora.
Mais lidas
-
1Alerta engenheiro
Viaduto da Avenida Leste-Oeste pode ser interditado
-
2Retorno às raízes?
Filme Velozes e Furiosos 11 vai trazer outro personagem de volta do mundo dos mortos
-
3Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
4Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
5Luta contra o câncer
Preta Gil é submetida a novo procedimento cirúrgico