Interior

Passo do Camaragibe está no Mapa de Turismo Brasileiro

Município é o de maior território da Rota Ecológica, mas com atrações pouco exploradas turisticamente

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte com Tribuna Independente 16/07/2022 09h28
Passo do Camaragibe está no Mapa de Turismo Brasileiro
Praia do Marceneiro, além das belas piscinas naturais, é possível ver corais em suas águas cristalinas, um destinosecológicos e paradisíaco - Foto: Divulgação

O município com maior território da Rota Ecológica, Passo de Camaragibe, é também aquele que ainda tem o maior número de atrações ainda desconhecidas e pouco exploradas turisticamente. Começando pela praia dos Morros, considerado o último refúgio selvagem do Litoral Norte, é um local estilo paraíso mesmo. Super deserta, com a cor do mar que varia entre o verde turquesa e azul do céu, conta com imenso coqueiral e no fim da caminhada, já perto da Pedra da Cebola, as grandes falésias coloridas, de difícil acesso se apresentam.

Como a praia não tem infraestrutura de bares e restaurantes, o melhor é levar sombreiro, comidas e bebidas para aproveitar melhor o dia. Mais uma dica: leve dinheiro em papel para o barqueiro, que faz a travessia a partir da praia da Barra de Camaragibe, na foz do rio de mesmo nome. Outra dica importante é chegar cedo para aproveitar o dia, já que a última travessia de retorno de jangada ocorre antes das 4 da tarde, independente da maré.

Para os ricos, mas somente para os ricos, que querem se hospedar dentro de uma propriedade particular, cercada de muito verde, cantos de pássaros e sem nenhum barulho, existe uma única opção. É a Casa Regina, uma Best Keep Secret, que é uma locação de casa de alto nível a beira mar, em praia privada particular, numa das últimas praias selvagens do Litoral Norte.

Outra atração, ainda mais desconhecida do que a praia dos Morros, é o passeio pelo Rio Camaragibe, um rio genuinamente alagoano que nasce na Serra do Bolão, em União dos Palmares, no sítio Olhos d’Água, que banha a cidade de Matriz de Camaragibe pela margem esquerda e a cidade de Passo pela direita, vindo a desaguar no Oceano Atlântico, no balneário de Barra de Camaragibe.

Já existe um projeto da iniciativa privada, com apoio da administração municipal, que seria preparar um esquema de exploração turística que envolva passeios de jangada contando a história dos acontecimentos no ambiente do rio, desde a foz até o centro histórico do município, além de passeios de caiaque e bicicleta aquática. Na gastronomia, o valor agregado do rio é a presença do famoso camarão de água doce, um ponto muito forte e rico da gastronomia local.

Leia a matéria completa no jornal Tribuna Independente deste final de semana