Interior

Afetados pelas chuvas: Trabalhadores de Coruripe já podem solicitar o saque do FGTS

A solicitação deve ser realizada pelo aplicativo até o dia 31 de agosto. A agência passa a abrir uma hora mais cedo, a partir das 9h, para orientar os interessados no benefício

Por Ascom Coruripe 12/07/2022 09h35 - Atualizado em 12/07/2022 09h41
Afetados pelas chuvas: Trabalhadores de Coruripe já podem solicitar o saque do FGTS
Cidades alagoanas decretaram situação de emergência devido às chuvas - Foto: Defesa Civil Estadual

Os trabalhadores residentes nas áreas afetadas pelas chuvas e enchentes que atingiram Coruripe já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação do recurso pode ser solicitada à Caixa por meio do aplicativo para celular.

Os moradores de áreas afetadas em Coruripe, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, poderão solicitar o saque até o dia 31 de agosto. A regiões afetadas no município foram: região do Centro, região da Rua da Lama e Ilha das Cobras, parte do bairro Vassouras, parte do bairro Alto do Cruzeiro, Campo da Aviação, Conjunto Joaquim Beltrão, parte do bairro Comendador Tércio Wanderley, Conjunto Dr. Fialho, entre outras regiões da parte alta da cidade.

Para solicitar o saque é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo, em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, sem a necessidade de comparecer a uma agência da Caixa. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. Após a solicitação, a Caixa dará um retorno no aplicativo em até cinco dias úteis. Caso a solicitação seja reprovada, significa que o trabalhador ou não possui saldo, ou não resida em uma das áreas atingidas.

Caso o cidadão tenha alguma dificuldade, pode se dirigir à agência da Caixa, localizada na Rua Lindolfo Simões, no Centro, que passa a funcionar a partir das 9h de segunda a sexta-feira, para auxiliar as pessoas que queiram orientações ou esclarecer dúvidas.

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Documentos necessários para solicitar o saque

Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a);

Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

Na ausência ou dificuldade de apresentar o comprovante de residência, o cidadão deverá solicitar uma declaração de comprovação de residência na Gerência de Tributos, localizada na Praça Dr. Lima Castro, no Centro. A declaração de endereço do trabalhador deverá ser emitida em papel timbrado da Prefeitura, datada e assinada por autoridade competente, em que ateste que o requerente é residente na área atingida pelas chuvas.

Como solicitar o saque FGTS


Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:

Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidadepública” — acessar a cidade;

Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, foto do comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.