Interior
Morre aos 76 anos, Mestra Maria do Padeiro em Coruripe
Maria José é um das mais antigas do folguedo. Ela brincava desde a década de 60
A Prefeitura de Coruripe lamentou a morte da Mestra Maria José dos Santos, a Maraia do Padeiro aos 76 anos, após sofrer um infarto, em Coruripe, onde morava no Povoado Barreiras. Nomeada Patrimônio Vivo de Alagoas em 2009, a Mestra era uma referência para as demais integrantes do grupo Baianas das Barreiras.
Maria José é um das mais antigas do folguedo. Ela brincava desde a década de 60. Aprendeu a dança e os costumes com Mestra Maricó, também considerada referência do Guerreiro e das Baianas.
De acordo com Fórum de Cultura Popular e do Artesanato de Alagoas (Focuarte), Maria do Padeiro como era reconhecida deixa um importante legado de resistência e amor pela causa da Cultura Popular.
A prefeitura de Coruripe lamentou o falecimento da Mestra e decretou luto oficial de três dias.
''Prefeitura de Coruripe decreta Luto Oficial de três dias pelo falecimento da Mestra das Baianas Praieiras, dona Maria do Padeiro, reconhecida Patrimônio Vivo de Alagoas.
É com imenso pesar que informamos o falecimento da dona Maria José dos Santos, mais conhecida como Maria do Padeiro, Mestra da Baianas Praieiras, do povoado Barreiras, e reconhecida Patrimônio Vivo de Alagoas, em agosto de 2009. Dona Maria do Padeiro faleceu na manhã desta segunda-feira (07), de causas naturais, deixando um grande legado cultural para Coruripe e para o Estado de Alagoas''.
Mais lidas
-
1Agreste da Paraíba
Acidente na BR-230 deixa seis mortos e outros feridos, em Soledade
-
2Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
3Fatalidade
Mulher morre após saber da morte de duas amigas em acidente na AL-145, em Mata Grande
-
4Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
5Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter




