Interior

Pilar inicia mutirão de limpeza e fortalece assistência à saúde de famílias desabrigadas

Por Ascom Pilar 05/07/2022 10h50 - Atualizado em 05/07/2022 11h29
Pilar inicia mutirão de limpeza e fortalece assistência à saúde de famílias desabrigadas
Pilar é um dos 56 municípios alagoanos que decretaram situação de emergência em virtude das fortes chuvas - Foto: Ascom Pilar

Pilar é um dos 56 municípios alagoanos que decretaram situação de emergência em virtude das fortes chuvas que voltaram a cair em várias regiões de Alagoas. Mas a Prefeitura segue trabalhando para acolher as famílias desabrigadas e desalojadas.

Nessa segunda-feira (04), agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo iniciaram um mutirão de limpeza para, com o auxílio de um carro pipa, sanitizar ruas e calçadas da cidade, começando pelo bairro Engenho Velho. Paralelamente, as equipes da Secretaria de Assistência Social distribuem água potável e kits de limpeza, permitindo, assim, que os moradores das cinco localidades afetadas possam higienizar suas residências, já que o nível da Lagoa Manguaba segue baixando.

O trabalho é acompanhado de perto pelo prefeito do Pilar, Renato Filho, que esteve no Engenho Velho na noite dessa segunda. E ele garante que nenhuma família ficará desassistida.

“Nosso mutirão de limpeza vai passar por todas as ruas. À medida que a água for baixando, já entraremos com as equipes de imediato. Daremos respostas rápidas para que as pessoas possam retomar as suas vidas o quanto antes”, assegura Renato, lembrando que 300 pescadores, areeiros e marisqueiras já receberam um auxílio de R$ 700 cada, por ocasião do primeiro evento de fortes chuvas na cidade.

“Os demais afetados podem ficar tranquilos porque vamos ajudar a todos, sem exceção”, reforça o gestor, acrescentando que, para amenizar tamanho impacto, a Prefeitura já inicia hoje o pagamento da metade do 13º salário dos servidores públicos municipais.

Nessa segunda, Renato Filho também esteve no Palácio República dos Palmares, onde, acompanhado de prefeitos de outras cidades atingidas, reuniu-se com o governador Paulo Dantas para debater ações emergenciais em prol das famílias desabrigadas e desalojadas.

Conforme levantamento prévio, no Pilar, cerca de 600 unidades habitacionais sofreram algum tipo de avaria. Já os pouco mais de 170 desabrigados seguem acolhidos em quatro abrigos (clique aqui e saiba mais), onde recebem toda a assistência necessária, incluindo atendimento médico e odontológico, como explica o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes.

“Atendendo à determinação do prefeito Renato Filho, deslocamos as nossas equipes para os abrigos da Prefeitura, onde garantimos, desde o último sábado, toda a assistência necessária, com distribuição de medicamentos, vacinação, consulta com pediatra, entre outros serviços”, afirma o secretário.