Interior

Atalaia, Viçosa e Santana do Mundaú decretam situação de emergência devido as chuvas

Inúmero transtornos e estragos incontáveis estão nos registros dessas e demais cidades alagoanas

Por Tribuna Hoje com agências 02/07/2022 17h49 - Atualizado em 02/07/2022 18h22
Atalaia, Viçosa e Santana do Mundaú decretam situação de emergência devido as chuvas
Cidades alagoanas decretam situação de emergência devido as fortes chuvas - Foto: Defesa Civil Estadual

Várias cidades de Alagoas atingidas pelas enchentes após o transbordamentos dos rios devido as fortes chuvas decretaram situação de emergências neste sábado (02)

A Prefeitura de Atalaia decretou estado de emergência por conta das fortes chuvas que atingem a cidade e que aumentaram o nível do Rio Paraíba do Meio, causando incontáveis estragos e prejuízos na cidade.

A gestão municipal em conjunto com a  Defesa Civil Municipal continuam com um trabalho incessante para salvar vidas e proteger a sua população. A Prefeitura informa, ainda, que está em contato permanente com o Governo do Estado para adoção de medidas necessárias para ajudar o Município em diversas situações. 

Em casos de emergência, a Prefeitura de Atalaia pede que a Defesa Civil Municipal seja acionada pelo 82 98736 0879.

A Prefeitura de Viçosa, Na Zona da Mata do Estado, também decretou situação de emergência. De acordo com o prefeito, nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas já ultrapassou 150 milímetros.

“Tivemos uma redução do nível do Rio Paraíba na noite de sexta-feira, mas, agora pela manhã, voltou a subir novamente. Então, a gente precisa redobrar os cuidados. Muitas pessoas já foram removidas e abrigadas nas escolas. Estamos dando todo o suporte necessário às famílias de nosso município. Reforçamos e redobramos os trabalhos”, afirmou João Victor.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, ao menos 122 pessoas foram removidas pelas equipes da Prefeitura das áreas afetadas e estão abrigadas em escolas municipais.

O município organizou uma força-tarefa, envolvendo todas as secretarias e órgãos municipais, para o trabalho de remoção e acolhimento das famílias afetadas pelas chuvas em Viçosa, bem como nas ações de recuperação das áreas atingidas.

O decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito é válido por 180 dias. A medida permite aos agentes públicos adentrarem os imóveis residenciais e comerciais para prestar socorro às vítimas ou para determinar a sua pronta evacuação. 

O prefeito de Santana do Mundaú, Arthur Freitas, assinou também neste sábado, 2, o decreto nº95 de 02 de julho de 2022, que declara a Situação de Emergência no município em decorrência do alto volume de chuva dos últimos dias. A medida vale por por 60 (sessenta) dias, podendo o decreto ser prorrogado pelo prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, de acordo com a necessidade.

Com a situação emergencial, todos os órgãos municipais podem atuar nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas. E também às autoridades administrativas e aos agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta, a usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano, em conformidade com o estabelecido nos incisos XI e XXV do art. 5º da Constituição Federal