Interior

Arapiraquense realiza sonho em encontro com Lula

Arquiteta Thamires Leonel percorreu 130 quilômetros para agradecer formatura e interiorização da universidade

Por Davi Salsa com Tribuna Independente 21/06/2022 07h10
Arapiraquense  realiza sonho em encontro com Lula
Thamires estudou um ano na Università Sapienza di Roma, mudou sua vida e agradeceu a Lula e ao PT - Foto: Acervo pessoal

A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Maceió, no último final de semana, vai ficar marcada para sempre na memória da jovem arquiteta Thamires Leonel.
A arapiraquense de 29 ano realizou um sonho acalentado há muitos anos, ao conhecer o ex-presidente Lula e registrar em foto e publicar nas redes sociais o momento, ocorrido na noite da última sexta-feira, em Maceió.

Aluna de escola pública, Thamires Leonel concluiu o Ensino Médio em 2011 e ingressou na Universidade Federal de Alagoas, campus de Arapiraca, no mesmo ano, por meio de vestibular.

Filha de auxiliar de serviços gerais, a arquiteta lembra que teve de enfrentar muitas dificuldades ao lado da mãe e da irmã, que está concluindo o curso de Enfermagem pelo Fies. Defensora dos direitos de oportunidades e crítica da meritocracia, Thamires Leonel relata que o seu sonho sempre foi ir para a universidade.

“Desde criança, eu sempre tive a certeza que ali era o lugar que eu queria estar. Sobre ser arquiteta, eu descobri na época do vestibular que podia ser uma opção, por conta da proximidade da História e da Arte que o curso oferece. Minha primeira opção era psicologia, mas não tinha aqui no campus de Arapiraca, e minha mãe foi clara. Financeiramente, ela não conseguiria me mandar para outra cidade, nem pra ir e vir todos os dias e nem para morar. Sempre ralei muito para conseguir o que eu queria, que era me formar, e trabalhei durante a graduação inteira , além de conciliar as duas coisas, o que era muito difícil”, relembra.

Intercâmbio

A jovem arquiteta, entre os anos de 2014 e 2015, teve a oportunidade de fazer intercâmbio acadêmico através do programa Ciências sem Fronteiras.

“Estudei e morei um ano em Roma, na Itália. Fui para uma das mais antigas e importantes universidades do mundo, a Università Sapienza di Roma. Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida, me mudou como pessoa e profissional, e sou muito grata ao Partido dos Trabalhadores e, na época, a presidente Dilma por isso” , destaca.

Ela acrescenta também o apoio da família. “Minha família foi superimportante, minha mãe sempre fez de tudo para que eu e minha irmã pudéssemos estudar. Ela é auxiliar de serviços gerais educacionais e trabalha numa escola do município, fazendo comida paras crianças. Eu sou muito grata ao Lula e a transformação social que ele fez no Brasil, não só na minha vida, mas de muita gente ao meu redor”, argumenta.

Thamires Leonel diz que teria sido impossível ser profissional em sua área, com uma formação de qualidade, se não fosse a interiorização das universidades.

“Estar com Lula e receber um abraço dele foi um dos momentos mais importantes da minha vida, porque ele é, para mim, a personificação da justiça social, da distribuição de renda e da possibilidade de uma vida melhor para o brasileiro que sofre tanto nos dias atuais. Dei um abraço nele e agradeci por ele ter mudado minha vida. E disse que ele precisa voltar logo pra gente poder voltar a sonhar”, enfatiza Thamires Leonel, que atualmente está concluindo o curso de mestrado.

“O Brasil precisa investir na educação para eu voltar a sonhar com o doutorado. Meu recado para os jovens é que eles não desistam, apesar de todas as dificuldades. Que eles não neguem a política, mas se apropriem dela. Que eles entendam a importância de estar atentos a tudo que acontece na sociedade”, completou a jovem arquiteta.