Interior

Moradores de Major Izidoro recebem benefícios de programas do Governo de Alagoas

Governador Paulo Dantas fez a entrega de poço artesiano e de veículos para serviços públicos no município

Por Fábia Assumpção / Agência Alagoas 09/06/2022 18h31
Moradores de Major Izidoro recebem benefícios de programas do Governo de Alagoas
Veículos do Fortalece Alagoas foram entregues em Major Izidoro nesta quinta-feira - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

Agora tem água em abundância para as 85 famílias que moram na comunidade do Sítio Puxinanã, na zona rural de Major Izidoro. O governador Paulo Dantas fez a entrega simbólica, na manhã desta quinta-feira (9), de um poço artesiano novinho para a comunidade, que sofria com a escassez de água potável nas torneiras.

Os moradores de Major Izidoro também foram beneficiados com a entrega de um caminhão compactador e um caminhão-pipa, por meio do Programa Fortalece Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O município recebeu ainda uma ambulância, um caminhão refrigerado para a merenda escolar e um veículo Fiat Toro para auxiliar nos trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde.

As entregas foram realizadas durante solenidade que fez parte da programação da festa do padroeiro da cidade, Santo Antônio de Pádua. "É o Governo de Alagoas trabalhando conectado e integrado com os municípios, que fazem sua parte. O Governo de Alagoas faz a sua e quem ganha com isso são as pessoas que mais precisam desses serviços", afirmou o governador Paulo Dantas.

Antes de chegar a Major Izidoro, Paulo Dantas sobrevoou a obra de duplicação da rodovia que liga Arapiraca a Delmiro Gouveia. "Essa obra está sendo realizada de forma célere e vai trazer ainda desenvolvimento social e econômico para o Estado", destacou Paulo Dantas.

(Foto: Pei Fon/ Agência Alagoas)


O prefeito de Major Izidoro, Theobaldo Cintra, ressaltou a importância dos veículos entregues ao município, por meio do Programa Fortalece Alagoas, e os poços construídos pelo Governo para as comunidades do município que sofriam com a falta de água. Ele agradeceu também pela assistência dada pelo Governo para as famílias atingidas pelas chuvas no município.

PROGRAMA MAIS ÁGUA

O poço artesiano entregue em Major Izidoro é mais um perfurado por meio do Programa Mais Água Alagoas, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que já investiu recursos na ordem de R$ 19 milhões na perfuração de 400 poços, beneficiando mais de 70 mil pessoas em comunidades do Sertão, Agreste e Planalto da Borborema e regiões onde há escassez de água.

Os sistemas de abastecimento de água são compostos de um poço tubular com bomba submersa, que bombeia as águas para um chafariz constituído de uma base com um reservatório em fibra de vidro, com capacidade para 5 mil litros. "Já há um compromisso do governador Paulo Dantas de ampliar a perfuração de poços em todo o estado, não só do Semiárido, mas atingir até as comunidades quilombolas", afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César.

Segundo ele, diariamente chegam novos pedidos de perfuração de poços. "O Programa Mais Alagoas é fundamental para trazer dignidade às pessoas, pois sem água não se vive. E a proposta é levar água para pessoas que sofrem com a seca, muitas vezes de forma cruel, e dependem dos carros-pipas, mas também àquelas que não sofrem tanto essa pressão, mas que ainda não recebem água de qualidade", explicou Gino. Ao lado da coordenadora-geral do CRIA, a primeira-dama Marina Dantas, o governador participou também da entrega de cadeiras de rodas doadas pela Associação Pestalozzi ao município, para atender pessoas com deficiência física.