Interior

Agreste: empresas trabalham para regularizar fornecimento de água

Chuvas têm prejudicado o abastecimento de Arapiraca e mais nove cidades

Por Casal 06/06/2022 15h33
Agreste: empresas trabalham para regularizar fornecimento de água
Estação de Tratamento de Água (ETA), no Complexo Morro do Gaia,, em São Brás, segue operando com dificuldade por causa das chuvas - Foto: Casal

O fornecimento de água de Arapiraca e de mais nove municípios da região Agreste do estado segue sofrendo os impactos das fortes chuvas que caem desde a semana passada. A informação foi confirmada pela gerente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Maria Aparecida Torres, e pelo diretor operacional da empresa parceira Agreste Saneamento, Marcello Cardoso, durante entrevista à Rádio Líder FM, na manhã desta segunda-feira (6).

Segundo os gestores, o intenso volume de precipitações tem carreado material sólido para o Rio São Francisco o que aumenta a turbidez da água bruta. Devido a isso, as estações de captação dos Sistemas Adutor (novo) e Coletivo do Agreste (antigo) não conseguem realizar em tempo hábil 100% do tratamento da água que é distribuída para os bairros de Arapiraca e das demais cidades do Agreste, por meio da Parceria Público-Privada (PPP).

Preocupadas com a situação, as duas empresas estão trabalhando diuturnamente para levar água às torneiras dos imóveis dos seus clientes dentro dos parâmetros e padrões exigidos pela legislação. Além disso, para atenuar o transtorno, o abastecimento de hospitais e outras unidades de saúde está sendo garantido por meio de caminhões-pipa.

A Casal e Agreste Saneamento lamentam a situação e aguardam que a chuvas cessem para que a água bruta volte as condições ideais facilitando o tratamento e a operacionalização plena dos sistemas, fazendo com que o líquido chegue dentro das conformidades para toda a população.