Interior

Chuvas voltam a castigar municípios do Agreste e Litoral Sul de Alagoas

No Pontal de Coruripe, deslizamento de barreira deixou várias pessoas feridas

Por Davi salsa - Sucursal Arapiraca com Tribuna Hoje 30/05/2022 15h09
Chuvas voltam a castigar municípios do Agreste e Litoral Sul de Alagoas
Em Feliz Deserto, o nível do Rio Canduípe voltou a subir e as águas invadiram algumas residências - Foto: Assessoria

Os moradores das cidades de Coruripe e Feliz Deserto, no Litoral Sul de Alagoas, e de várias cidades do Agreste sofrem com os impactos provocados pelas chuvas que caem desde a noite de domingo (29) e que se estenderam durante toda a segunda-feira (30).

No povoado Pontal de Coruripe, um deslizamento de barreira provocou a morte de um idoso de 67 anos e deixou mais sete pessoas feridas dentro de uma residência.
Os feridos foram socorridos e encaminhados até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Seis pessoas tiveram ferimentos leves e outra ficou em observação.

O novo temporal já deixou 574 pessoas desabrigadas e desalojadas no município. As vítimas foram levadas para escolas da rede municipal e recebem assistência da prefeitura.
Todas as famílias recebem as refeições e as equipes de saúde realizam atendimentos, além de vacinação contra gripe e atualização do cartão de vacina. No Povoado Lagoa do Pau, os ventos fortes derrubaram dois postes de iluminação pública.

No município de Igreja Nova, o nível das águas da Barragem do Rio Boacica subiu consideravelmente, e as famílias que residem no local estão sendo retiradas.
Rio Canduípe

Em Feliz Deserto, o nível do Rio Canduípe voltou a subir e as águas invadiram algumas residências. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Feliz Deserto adiantou que 423 pessoas estão desalojadas e 128 desabrigadas por conta das fortes chuvas que caem no município litorâneo.

As famílias estão sendo acolhidas em um abrigo da prefeitura e na Escola Municipal João Simões.

Em Jequiá da Praia, os estragos provocados pelo novo temporal deixou 198 pessoas desabrigadas e desalojadas.

Agreste


Os condutores de veículos que trafegavam pela rodovia AL-115, entre os municípios de Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (30), ficaram bloqueados por conta de uma forte correnteza que inundou os dois lados da estrada.

Viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes do Batalhão de Trânsito foram acionadas até o local. O tráfego de veículos ficou parado por mais de duas horas até que o nível das águas pudesse baixar.

Na cidade de Arapiraca, as chuvas provocaram alagamentos em alguns bairros. No Residencial Alphaville, no bairro Canafístula,
as ruas ficaram alagadas, mas não houve registro de maiores danos às residências e às famílias da localidade.

Desde a semana passada que técnicos das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos realizam trabalhos preventivos, para evitar novos pontos de alagamentos na cidade.

Os trabalhos incluem a abertura de novas galerias, limpeza de canais e terraplanagem nos bairros Brasiliana e Capiatã, entre outras localidades de Arapiraca.

Equipes da Defesa Civil Municipal também percorrem os bairros com maior risco de alagamentos. “Os serviços de abertura de galerias ajudam na captação e escoamento da água, evitando a sobrecarga do sistema pluvial”, relatou o secretário Roany Izidoro.