Interior

Municípios da Região Norte são atingidos pelas fortes chuvas

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 26/05/2022 10h10 - Atualizado em 26/05/2022 12h26
Municípios da Região Norte são atingidos pelas fortes chuvas
Rio Jacuípe transbordou invadindo áreas rurais - Foto: Divulgação

Aulas suspensas nas redes estadual e municipal, inclusive nas regionais das faculdades de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Porto Calvo, serviço de transporte de alunos para Maceió também suspensos, serviços públicos prejudicados, muitas estradas do interior intransitáveis, rodovias tomadas pelas águas e dezenas de famílias desalojadas. Nas últimas 24 horas as chuvas que caíram em toda a Região Norte, e nos municípios do litoral, transformaram parte da Costa dos Corais num imenso lamaçal.

O resultado mais visível das chuvas que castigam a Região Norte, além dos estragos, infelizmente, é o de dezenas de pessoas desalojadas por conta das cheias de rios e queda de barreiras. Em alguns municípios, como Porto Calvo, Jacuípe e Matriz de Camaragibe, muitos moradores que vivem a beira dos rios e próximo a áreas de risco, tiveram que abandonar suas residências, a pedido da Defesa Civil.

Os municípios mais atingidos foram aqueles ao longo da rodovia AL 101 Norte, como Porto Calvo e Matriz de Camaragibe, e em Jacuípe, onde o rio de mesmo nome transbordou. Em Porto Calvo, por exemplo, os moradores mais atingidos foram aqueles do loteamento Comandatuba, onde o rio transbordou e inundou a Quadra D, deixando cinco famílias desalojadas. Em Matriz de Camaragibe as águas inundaram várias ruas do centro, como a rua Manoel José de Mendonça, fazendo com que muitas famílias saíssem das suas casas.

Em Jacuípe, um dos municípios que mais sofrem com enchentes devido ao transbordamento do rio, os problemas iniciaram na madrugada desta quarta-feira (25) com as águas invadindo as ruas da área central.

As prefeituras de Porto Calvo, Jacuípe, Matriz de Camaragibe, e mesmo aquela de São Luiz do Quitunde, estão prestando assistência aos moradores, colocando caminhões disponíveis para mudanças. Escolas e ginásios também foram colocadas à disposição das famílias.