Interior
Cafu implanta projeto no Sertão de Alagoas
Ex-lateral da seleção brasileira visitou instalações da Adefal e deu detalhes sobre projeto social em Olho d’Água das Flores

Na terra da Rainha Marta, Cafu também quer ser rei. Sorriso largo para atender aos pedidos de selfies intermináveis dos fãs, mas a simpatia (e paciência) sempre presente no rosto. Assim foi a recepção ao ex-jogador Cafu, nesta quinta-feira (19), na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).
O ex-lateral direito da seleção brasileira é aquele mesmo que se notabilizou com o gesto memorável na conquista da Copa do Japão e Coreia do Sul, em 2002, e emocionou-se ao levantar a taça e fazer uma declaração de amor à sua esposa Regina.
Naquela ocasião, Cafu mostrou a sua camisa com a inscrição “100% Jardim Irene”, local onde cresceu com muitas dificuldades.
O mundo aplaudiu de pé.
Com sua história inspiradora, Cafu veio a Alagoas numa parceria com o Instituto Crescer com Alta Performance – ICAP - visitar e conhecer a sede da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, onde participou de um bate-papo como os atletas da instituição e foi agraciado com a placa “Amigo da Adefal”.
Na ocasião, Cafu destacou o projeto social em que é embaixador, chamado “Cafuzinhos do Sertão”, localizado no município de Olho d’ Água das Flores.
RECEPÇÃO MUSICAL
Em outro momento, Cafu foi recepcionado com uma apresentação musical das crianças do serviço de reabilitação intelectual da instituição.
Ele ressaltou o trabalho que é feito com crianças, jovens e adultos, cuja palavra de ordem é superação: “Estou encantado com o projeto aqui na Adefal, porque aqui também vão sair e já saíram paratletas que se notabilizaram nacional e internacionalmente e venceram na vida. Portanto, esse trabalho feito aqui é um exemplo e espelho para todas as pessoas, porque representa superação”, ressaltou.
Ex-lateral dá detalhes de ação social em Olho d’Água das Flores
Cafu aproveitou para falar também sobre seu projeto piloto “Cafuzinhos do Sertão”, localizado no município de Olho d’Água das Flores, implantado nos rincões de onde também surgiu o fenômeno alagoano Marta. O projeto social tem intuito de ofertar oportunidades a crianças pobres a se desenvolverem através do esporte.
“São cinco meses de projeto em um povoado para integrar crianças através do esporte para que se integrem à sociedade por meio do esporte. Implantamos esse projeto em lugar que ninguém viu e onde ninguém vai, mas que já deu muitos frutos. Eles não tinham alimento e nem chuteiras. Hoje eles têm alimento e chuteiras e uma cesta básica de dois em dois meses. É absurdo que crianças ainda passem fome no sertão”, disse o ex-lateral da seleção.
“Não estamos formando jogadores de futebol, estamos formando cidadãos”, completou.
SOCIAL
Sobre questões relacionadas a projetos semelhantes ao que está implantado em Olho d’Água das Flores, Cafu foi muito além das quatro linhas.
Fiel às origens onde viveu deste a infância, no mesmo ano em que o Brasil foi pentacampeão, abriu as portas da Fundação Cafu - com o projeto “Alimentando Sonhos”, um time em que todos são craques na inclusão social e no apoio educacional. Na liderança está Marcelo Evangelista de Moraes, irmão mais velho de Cafu. Silvia Abranches é a diretora. À frente da coordenadoria pedagógica está Daniele Jesus, e Flávia Alves é a coordenadora social.
“Queria, também, mostrar para as crianças e para os meus amigos do Jardim Irene que, mesmo longe eu nunca iria fugir das minhas origens. Mostrar para eles que Deus me deu a oportunidade de ter uma outra condição de vida. E que essa condição de vida outros poderiam ter também se trabalhassem e seguissem o caminho certo”, completou.
"Acredito muito que o Brasil esteja preparado para ser campeão”, afirma
Marcos Evangelista de Morais, conhecido popularmente apenas como Cafu, foi um dos mais importantes jogadores de futebol do Brasil, tendo sido o recordista com maior participação em Copas do Mundo pela seleção. Sobre isso o ex-jogador não hesitou em falar quando foi perguntado pela Tribuna Independente sobre a atual seleção brasieira que vai à Copa do Mundo do Catar, que será realizada entre novembro e dezembro deste ano.
“Sou sempre otimista quando se fala em seleção. Há muito tempo não tínhamos uma seleção que se classificasse com seis jogos de antecedência. Acredito muito que o Brasil esteja preparado para esta Copa e tem tudo para ser campeão”, destacou Cafu.
HALL DA FAMA
Esta não é primeira vez que Cafu vem a Alagoas. Em janeiro, o ex-jogador já tinha deixado a marca dos pés no Hall da Fama do Estádio Rei Pelé, em Maceió. Além de receber a homenagem, o capitão do penta participou também do lançamento de uma campanha da Associação AME, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.
Aos 51 anos, entrou para um seleto grupo do Hall da Fama, que tem Marta, Carlos Alberto Torres - capitão da Seleção na Copa do Mundo de 1970, e o próprio Pelé.
Mais lidas
-
1'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série
-
2Menos de 24h
Corpo de menino de 3 anos desaparecido é encontrado dentro de mochila em mata de Belford Roxo
-
3Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
4Mudança
Band passa a tesoura em 'Beleza Fatal' e toma decisão inédita na TV
-
5Litoral Sul
MPF recomenda medidas para impedir tráfego de veículos na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu