Interior

Em Craíbas, policial civil encerra ciclo de palestras contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Paulo César é chefe do Cartório da Delegacia de Polícia

18/05/2022 22h19
Em Craíbas, policial civil encerra ciclo de palestras contra abuso sexual de crianças e adolescentes
Estudantes acompanham atentamente as palestras - Foto: Assessoria




Na tarde desta quarta-feira, 18, o agente da Polícia Civil de Alagoas, Paulo César da Silva Melo, chefe de cartório da Delegacia de Craíbas, foi palestrante convidado pela Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, para tratar do tema sobre abuso sexual na adolescência e na infância.

O público alvo foi formado por alunos do Ensino Médio e Fundamental.
O policial é especialista em Direito Penal e Processo Penal e durante a palestra enfatizou a importância das vítimas denunciarem qualquer forma de abuso sexual.

"É por meio da notícia do crime que a Polícia Civil instaura o competente inquérito policial e dá início às investigações para responsabilizar os agressores", destacou Paulo César, salientando que as vítimas de crimes sexuais podem ser tanto do sexo feminino quanto masculino.

"Não existe mais essa distinção no que tange à vítima de abuso sexual, desde a mudança trazida pela Lei 12.015/2009, que alterou a parte do Código Penal que cuida dos crimes contra a dignidade sexual", acrescentou.

Antes da palestra do policial civil, a promotora de justiça Viviane Farias também discorreu sobre o tema no âmbito de atuação do Ministério Público Estadual (MPE/AL) e também prestigiou a palestra do policial Paulo César.

Os representantes da Polícia Civil e do Ministério Público salientaram que, proporcionalmente, Craíbas é o município com maior número de casos envolvendo crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais.

Ministério Público

A promotora Viviane Farias atua na Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Arapiraca, que abrange o município de Craíbas, onde Paulo César exerce a função de chefe de cartório da delegacia local e responsável por dar andamento aos procedimentos policiais que são remetidos ao Ministério Público.
Os alunos, professores e organizadores do evento ficaram bastante lisonjeados com a presença de um representante da Polícia Civil para tratar de um tema tão importante neste 18 de maio, que é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O policial civil ainda informou ao público presente que os procedimentos investigativos relacionados a crimes sexuais contra menores de idade são de tramitação prioritária na Delegacia de Craíbas, que é coordenada pelo delegado Guilherme Martim Iusten.

O idealizador do projeto foi o professor de História Cláudio Marcelo juntamente com a turma do 3° ano B, enquanto os palestrantes foram convidados pela direção da escola.