Interior

Missa de Páscoa é interrompida com Carnaval fora de época em Paripueira

Arquidiocese solta notas de repúdio contra eventos na Semana Santa; pároco da cidade precisou solicitar apoio da PM para continuar a celebração

Por Tribuna Hoje 18/04/2022 15h36 - Atualizado em 18/04/2022 15h50
Missa de Páscoa é interrompida com Carnaval fora de época em Paripueira
Padre solicitou apoio da PM para conseguir voltar com a celebração - Foto: Ascom Paripueira

A Arquidiocese de Maceió divulgou notas de repúdio contra os eventos de Carnaval fora de época realizados na Semana Santa. Para a Igreja é desrespeitoso. E hoje (18) outra nota foi divulgada contra a cidade de Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas, que realizou bloco no período.

No domingo (17), o pároco da cidade precisou parar a celebração da Santa Missa por conta de bloco com trio elétrico que passava em frente à Igreja (Foto: Reprodução)



No domingo (17), o pároco da cidade precisou parar a celebração da Santa Missa por conta de bloco com trio elétrico que passava em frente à Igreja. De acordo com a Pastoral da Comunicação, o padre solicitou até ajuda de uma Guarnição da Polícia Militar que fazia a segurança dos foliões para falar com os responsáveis.

Veja nota na íntegra


"Lamentamos a total afronta ao povo católico e às Igrejas perpetrada pela Prefeitura Municipal de Paripueira, ao promover carnaval fora de época exatamente na Semana Maior para os cristãos.

Agindo dessa maneira, fere frontalmente a alma católica e/ou evangélica do povo das Alagoas, religiosa e cristã. E certamente os mesmos homens e mulheres públicos e políticos, que autorizaram esse evento e tantos outros semelhantes, chegarão as nossas portas para pedir votos no próximo pleito eleitoral. Saberemos responder com a ajuda de Deus e a orientação da Igreja a essa vil e convarde atitude.

Que Deus ajude, com a proteção e intercessão da Virgem dos Prazeres, do Amparo e do Rosário, o bom povo das Alagoas."

Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.

Maceió, 18 de abril de 2022


O BLOCO


A tradicional missa de Páscoa da Igreja Santo Amaro foi atrapalhada por um bloco carnavalesco fora de época que aconteceu na noite do domingo (17) em Paripueira.

Com festas e eventos liberados, o município acabou realizando festas de carnaval e shows nos últimos dias. Porém, a comemoração coincidiu com a Semana Santa e para os religiosos e líderes católicos atrapalhou as celebrações que são tradições no período.

Um trio elétrico e dezenas de foliões passaram justamente no momento que estaria acontecendo à celebração. O que causou desconforte e vários fieis deixaram o espaço religioso fazendo com que o padre Lídio saísse para conversar com a polícia local, pedindo para que a comemoração fosse encerrada. O padre publicou um vídeo do momento, nas redes sociais.

Após o impasse, a festa de carnaval, que estava ultrapassando a hora de encerramento, foi finalizada e a missa teve início.

A Arquidiocese de Maceió já havia repudiado a realização de eventos carnavalescos marcados para a Semana Santa. Em nota, Dom Antônio Muniz expôs que a iniciativa foi vista como um ato de desrespeito.




Veja a nota I da Arquidiocese


NOTA DE REPÚDIO - Realização de eventos carnavalescos durante Semana Santa

''Era desprezado como o último dos mortais, tão desprezível era, não fazíamos caso dele” (Isaías 53,3)A Arquidiocese de Maceió vem a público repudiar a realização de shows e eventos de folia durante a Semana Santa, inclusive nomeados com termos religiosos.
De fato, com o avanço da vacinação, já estamos vivenciando dias de esperança. No entanto, é lamentável que em pleno momento em que a Igreja celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo não exista o respeito pelo que é sagrado'', Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm

A prefeitura de Paripueira nãos e pronunciou sobre o ocorrido.