Interior

Sétimo Batalhão da PM inicia comemorações pelos 30 anos de atuação no Sertão

Cerca de 60 militares participaram da II Caminhada Carcará Volante, que percorreu 16 km

Por Ascom PM/AL 02/04/2022 16h25
Sétimo Batalhão da PM inicia comemorações pelos 30 anos de atuação no Sertão
Unidade do Sertão Alagoano promoveu a segunda edição da Caminhada Carcará Volante - Foto: Fagno Pinto / Ascom PM/AL

O 7º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas iniciou as comemorações pelos seus 30 anos de criação, que serão celebrados no próximo dia 10 de abril. Neste primeiro dia do mês, a unidade do Sertão Alagoano promoveu a segunda edição da Caminhada Carcará Volante com um percurso de 16 quilômetros.

Cerca de 60 pessoas participaram do evento, entre integrantes do 7º BPM, de outras unidades da PM/AL, da PM de Sergipe e guardas municipais de Olho d’Água das Flores e São José da Tapera. O grupo saiu da cidade de Pão de Açúcar e seguiu até o Povoado da Ilha do Ferro, na região do Baixo São Francisco.

No próximo dia 08, a unidade sertaneja vai realizar um torneio de futsal com a participação de vários policiais militares.

7° BPM: "Batalhão Carcará"

Com sede em Santana do Ipanema, o 7º BPM foi criado em 1992 para atuar em todo o Sertão. O lendário coronel Lucena empresta seu nome ao Batalhão criado pelo Decreto n° 35.347. O homenageado fez sua história na PM com destaque para a sua atuação na campanha de combate ao Cangaço e ao bando de Lampião. Hoje, o 7º BPM é conhecido pelos sertanejos como o Batalhão Carcará (mesmo nome do já tradicional bloco carnavalesco que integra PM e população santanense há mais de duas décadas).

A unidade é responsável pela segurança em 17 municípios: Belo Monte, Batalha, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Maravilha, Major Izidoro, Monteirópolis, Olho d’água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Atualmente está organizado em quatro Companhias e conta com cinco Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp), a saber: São José da Tapera, Pão de Açúcar, Ouro Branco, Batalha e Major Izidoro. Uma outra unidade, do tipo III, está sendo construída em Santana do Ipanema.

Ao Norte, faz divisa com o estado de Pernambuco e ao Sul, com o estado de Sergipe. Quanto ao policiamento, divide-se a Oeste com o 9º BPM, a Leste com o 3º BPM e o 10º BPM. Ao Norte, a unidade faz divisa com dois batalhões da PM de Pernambuco (3º e 9º) e ao Sul com o 4º BPM de Sergipe.