Interior

Arapiraca convoca criadores para a campanha de vacinação contra a peste suína clássica

PSC é um vírus altamente contagioso, que atinge apenas os suídeos, ou seja, porcos domésticos, selvagens e javalis

Por Ascom Arapiraca 02/04/2022 10h59
Arapiraca convoca criadores para a campanha de vacinação contra a peste suína clássica
Peste suína clássica é um vírus altamente contagioso - Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizará, durante o mês de abril, a Campanha de Vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, a PSC é um vírus altamente contagioso, que atinge apenas os suídeos, ou seja, porcos domésticos, selvagens e javalis.

Ele aponta ainda, que esse vírus não ataca os humanos, porém, pode ocasionar em mortalidade de 100% em animais jovens.

Para esta campanha, vacinadores autorizados e treinados irão às propriedades rurais para realizar a vacinação e identifica-los com brinco e registro do produtor e rebanho vacinado.

Vale salientar, que a movimentação dos suínos só será permitida com o Guia de Trânsito Animal (GTA) devidamente atualizado.

Para mais informações, os interessados deverão procurar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Alagoas pelo telefone (82) 3215-4724/4718 ou pelo e-mail: [email protected].

Em Arapiraca, os produtores poderão comparecer a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, no Centro Administrativo Antônio Rocha, no Bairro Santa Edwiges, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.