Interior

Agreste Saneamento celebra Dia Mundial da Água

Empresa tem programação de eventos reforçando o compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas

Por Assessoria 22/03/2022 09h55
Agreste Saneamento celebra Dia Mundial da Água
Agreste Saneamento - Foto: Assessoria

A Agreste Saneamento, empresa controlada pela Iguá Saneamento, celebra durante o mês de março o Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), com uma programação de eventos reforçando o compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. A Agreste vai realizar para a comunidade ações como palestras numa escola e visitas técnicas de estudantes.

Em Arapiraca, a empresa realizará palestras para turmas do 8° e 9° ano da Escola de Ensino Fundamental Pedro Correia das Graças. O objetivo das ações é desenvolver a consciência ambiental e apresentar o “caminho da água” para os estudantes: desde a captação no rio São Francisco, passando pelo tratamento a que é submetida até chegar às torneiras dos lares. A ação ocorre de forma semelhante ao que já é realizado com turmas de escolas públicas e privadas da educação infantil pelo projeto Agreste Itinerante.

Ao longo do mês, a Estação de Tratamento de Água (ETA) irá receber visitas técnicas de escolas da região.
O Dia Mundial da Água é uma das datas mais importantes no calendário da operação. Para a companhia é uma oportunidade para reforçar que o recurso é um dos bens mais preciosos da humanidade, essencial para a sobrevivência, para a qualidade de vida e para alcançar melhores indicadores sociais.

“Nosso relacionamento com os recursos hídricos se reflete em um trabalho incansável e imprescindível de conscientização sobre seu uso racional e preservação ambiental, porque isto impacta diretamente na qualidade das reservas existentes. Neste dia tão importante para a humanidade, reforçamos nosso compromisso em cuidar das pessoas por meio do nosso cuidado secom a água”, pondera Angela Lins, diretora geral da Agreste Saneamento.

Cuidar da água

Antes de chegar às residências de cerca de 400 mil alagoanos, a água captada e tratada pela Agreste Saneamento percorre um longo caminho que, na maioria das vezes, é desconhecido pela população. Ao todo, mais de 100 quilômetros separam o Rio São Francisco, incluindo os seis estágios de tratamento, até alcançar as torneiras do consumidor, por meio da parceria público-privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Cabe à Agreste captar, tratar e fazer a adução - operação que consiste em levar a água à rede. À Casal compete a distribuição à população dos 10 municípios atendidos. O cuidado com a água é uma premissa da atuação da empresa em todas as etapas. Um exemplo disto é que durante a fase de tratamento, mais de 20 mil análises são realizadas mensalmente para atestar a qualidade do recurso que chega até a população.

Angela Lins enfatiza que o trabalho converge com o compromisso em promover transformações por meio da água, seja pela melhoria das condições de vida, como pela preservação ambiental.

“Entendemos que cuidar da água vai além de realizar a captação e o tratamento, mas envolve a preservação do meio ambiente, apoio à comunidade e incentivo da formação de agentes multiplicadores da educação ambiental. Nosso papel, enquanto empresa, é atuar para que todos esses pilares se consolidem e repercutam para as próximas gerações”, defende a gestora.