Interior
Casal instala inversor de frequência em estação elevatória do Sistema Carangueja
Investimento reduz consumo de energia elétrica e melhora procedimentos operacionais

Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Unidade de Negócio Serrana, avança em iniciativas de implementação da eficiência energética em sua área de atuação. Dessa vez, a Empresa adquiriu e instalou um inversor de frequência de 300CV na estação elevatória de água do Sistema Carangueja, que atende ao município de Palmeira dos Índios.
A instalação foi iniciada e concluída na sexta-feira (18). Segundo o coordenador de Produção e Distribuição da Casal, Gileno Marques, o inversor de frequência “reduz o consumo de energia na elevatória e permite que se controle os conjuntos motobombas da estação com precisão e segurança”.
Uma terceira vantagem, declarou Marques, é que o inversor propicia o “aumento da vida útil do motor, da bomba, da válvula de retenção e de outras equipamentos que operam na elevatória”. Desse modo, a Casal evita defeitos nesses aparelhos e paradas emergenciais do abastecimento da população para manutenções.
Desde o ano anterior, a Companhia vem efetuando a instalação de inversores de frequência em diversos Sistemas de Abastecimento espalhados pelo Estado, com o objetivo de modernizar as instalações e reduzir custos. Também em 2021, a Casal passou a utilizar eletricidade fornecida por duas usinas fotovoltaicas, o que já representa uma economia de 15% a 20% do custo desse insumo para ligações de baixa tensão.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'