Interior

A determinação feminina para superar os obstáculos

Desde que se formou em enfermagem, há 15 anos, Josilene trabalha no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca

Por Tony Medeiros com Assessoria 10/03/2022 10h18
A determinação feminina para superar os obstáculos
“Recebemos doses diárias de ânimo para superar os obstáculos”, diz a enfermeira Josilene Balbino sobre o trabalho desempenhado no HEA - Foto: José Gabriel

Josilene Balbino aprendeu ainda criança que a rotina de uma mulher deve ter como principal fator a determinação. O exemplo foi caseiro mesmo, com a mãe, dona Miriam Balbino. O tempo passou e Josilene mantém o ensinamento em dia tanto com a família quanto no trabalho. “A principal referência que tenho de vida é minha mãe. Determinação é palavra diária na vida de uma mulher. Planejar e executar as ações para realizar conquistas todos os dias”, revela.

Desde que se formou em enfermagem, há 15 anos, Josilene trabalha no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Chegou para trabalhar como plantonista, foi coordenadora de enfermagem na emergência. Papel que também exerceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Há dois anos assumiu a Gerência de Enfermagem da unidade hospitalar.

“Sei da responsabilidade de estar sempre disponível como mãe, esposa, enfermeira e amiga. São muitas tarefas, mas a gente tem o poder de dominar as ações dentro do tempo delimitado. É algo adquirido desde a infância, de aprender e buscar sempre saídas, inovar, ter um olhar além do que se vê”, disse Josilene, casada e com dois filhos de 8 e 4 anos.

Orgulho – Josilene Balbino abre o coração sobre o trabalho no Hospital de Emergência do Agreste. Ela ressalta a liderança da gerência-geral da instituição hospitalar para que o serviço oferecido ao público seja sempre referência para Traumas, Sindrome Respiratório Aguda Grade (SRAG) e Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral), que faz parte do programa “AVC Dá Sinais”.

“Nossa gerente Bárbara Albuquerque nos oferece doses de ânimo todo dia. Os obstáculos existem sim, mas aqui eles são superados graças ao incentivo e poder de liderança da gerência-geral. Ela respeita a opinião da equipe, argumenta, sempre em busca de fazer mais pelos pacientes, acompanhantes e profissionais que se dedicam diariamente para salvar vidas. Por isso fico muito à vontade e orgulhosa para falar sobre a participação feminina nas atividades de saúde. Ela sempre fala da importância de unir conhecimento, habilidade e atitude na prática diária”, relata.

“A equipe tem a consciência de que exerce um papel fundamental para as famílias que chegam no hospital. As mulheres têm força, garra, mas continuam sensíveis às dores do próximo para acolher com carinho”, declarou Josilene Balbino.

Para Bárbara Albuquerque, o foco na solução impede que qualquer problema se torne muito grande. “Quando uma dificuldade surge, a união da equipe colabora para resolver logo. Usando a razão e a emoção para humanizar o atendimento”, revelou Bárbara.