Interior

Municípios do Litoral Norte tentam se adequar à nova realidade do crescimento urbano

Em Japaratinga, por exemplo, a prefeitura resolveu reordenar o trânsito da cidade em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas

Por Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 24/02/2022 10h46
Municípios do Litoral Norte tentam se adequar à nova realidade do crescimento urbano
Parceria tem como objetivo organizar o trânsito em Japaratinga - Foto: Ascom Prefeitura de Japaratinga

Aos poucos, mas com continuidade nas ações, as administrações municipais da Região Norte que assumiram nas últimas eleições, estão criando novas realidades em seus municípios. Diante do crescimento da população, sobretudo, devido a chegada de dezenas de condomínios; aumento do turismo, com cada mais carros nas ruas, além de ônibus e vans que fazem o turismo bate e volta partindo de Maceió, os gestores estão buscando se adequar diante de um crescimento contínuo, trazendo novos problemas de logística na infraestrutura municipal.

Em Japaratinga, por exemplo, a prefeitura resolveu reordenar o trânsito da cidade. A parceria com o Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (CETRAN), tem o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e a mobilidade urbana. Foi a partir dessa necessidade que a prefeitura contratou o projeto do Departamento de Trânsito de Alagoas (DETRAN). Primeiro passo do projeto será a análise da situação atual e o levantamento técnico, para em seguida dar início às ações de readequação do trânsito

O prefeito José Severino da Silva, o Déo, que acompanhou os representantes do CETRAN pelo centro da cidade, afirmou que Japaratinga, como os outros municípios do Litoral Norte, estão presenciando um crescimento do turismo, que afeta a logística da cidade, por isso, reordenar o trânsito é um passo importante. Já o engenheiro responsável pelo projeto, Monteiro, explicou como serão feitas as novas ordenações do trânsito. “Vamos urbanizar o trânsito de Japaratinga. A ideia é trazer mobilidade e segurança para a população”.

O projeto contará com intervenções de urbanismo tático, de mobilidade e de engenharia de tráfego, para dar fluidez ao trânsito, mas com segurança. A cidade ainda terá local delimitado para estacionamento. Com esses investimentos, a população estará com mais segurança em relação a acidentes de trânsito. Depois da visita, o prefeito Déo agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa, principalmente ao Detran. ``Nossa parceria já deu certo e vai continuar dando frutos positivos para Japaratinga, pois com essa ação a prefeitura reforça o compromisso com o desenvolvimento social, urbano e turístico da cidade.