Interior
Criminosos invadem estação elevatória de água, fazem operador refém e levam equipamentos elétricos
Assalto ocorreu na EEAT 1, enquanto profissionais da Casal faziam manutenção em conjuntos motobombas da EEAT 2
Criminosos invadiram a Estação Elevatória de Água Tratada 1 (EEAT 1), em Pão de Açúcar, na tarde desta quarta-feira (16), fizeram o operador plantonista refém e roubaram equipamentos elétricos. A estrutura faz parte do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira e, devido aos danos, o abastecimento de água para 18 cidades da região segue paralisado.
O assalto aconteceu enquanto profissionais da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), trabalhavam na manutenção de conjuntos motobombas da Estação Elevatória de Água Tratada 2 (EEAT 2), que fica na divisa entre os municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar.
Devido a essa manutenção emergencial, o abastecimento da região já estava há alguns dias com restrição e, antes do assalto na EEAT 1, o sistema estava operando com cerca de 65% da capacidade. A manutenção estava perto do fim e a expectativa era fazer os testes e retomar a capacidade plena do sistema ainda esta semana. Porém, a ação criminosa trouxe novas deficiências e o sistema foi totalmente paralisado.
A EEAT 2 recebe a água bombeada pela EEAT 1, a qual é enviada posteriormente para um reservatório-pulmão em Olho D’água das Flores e, de lá, é distribuída para as 18 cidades atendidas. Por conta do assalto, a EEAT 1 está inoperante e, assim, a água não pode ser bombeada para as demais estruturas do sistema.
Durante o crime, o operador plantonista da estação ficou sob domínio dos criminosos até por volta das 21h, quando foi libertado no mesmo local, e os marginais fugiram após danificar quadros de comando elétrico. Eles levaram cabos de força de alimentação e distribuição.
Devido aos danos, que ainda estão sendo totalmente catalogados pela Casal, o abastecimento de água para as 18 cidades da região segue paralisado e, por enquanto, sem previsão de normalização.
A Companhia já comunicou a situação à Polícia Civil, por meio do registro de Boletim de Ocorrência (BO), e aguarda que as investigações apontem os suspeitos ou recuperam os materiais roubados.
Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira as seguintes cidades: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Vários povoados desses municípios também são atendidos pela Casal e, assim como os centros urbanos, estão com o abastecimento prejudicado.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas