Interior

Após ação da Defensoria Pública, Justiça determina desbloqueio imediato da única via de acesso ao Povoado Ponta da Asa

A estrada, que liga ao povoado Miaí de Cima, há cerca de 70 anos, foi fechada pelo dono de terreno, no começo desta semana

Por Ascom DPE 16/02/2022 15h23 - Atualizado em 16/02/2022 15h52
Após ação da Defensoria Pública, Justiça determina desbloqueio imediato da única via de acesso ao Povoado Ponta da Asa
Defensoria Pública - Foto: Ascom Defensoria

Os moradores do Povoado Ponta da Asa, zona rural de Coruripe, tiveram a única via de acesso às suas residências liberada, nesta quarta-feira, 16, após ação ingressada pelo defensor público Thiago Garcia. No começo desta semana, o dono do terreno por onde passa a estrada de terra, que liga a comunidade ao Povoado Miaí de Cima, levantou um muro no terreno, bloqueando a passagem dos cidadãos.

Indignados, os moradores realizaram protesto, interditando a rodovia AL-101 Sul e, em seguida, buscaram o auxílio da Defensoria Pública e do Ministério Público, que ajuizaram ação cautelar conjunta requerendo à Justiça a garantia do direito de passagem aos moradores.

Na ação, as instituições argumentaram que a estrada de terra liga as duas comunidades há, aproximadamente, 70 anos e traz benefícios para as duas comunidades. Além disso, é a única via que permite o tráfego de veículos, transporte escolar, ambulâncias, caminhões de lixo, transporte dos moradores, etc.

A Justiça acatou aos argumentos e determinou a demolição imediata de qualquer obstáculo que impeça a circulação entre os Povoados Ponta da Asa e Miaí de Cima, bem como que a Prefeitura de Coruripe promova a demolição do muro e a Polícia Militar garanta o cumprimento da ordem pacificamente.