Interior

15 de janeiro de 2022 09:32

As surpreendentes praias do município de Barra de Santo Antônio

Uma das cidades litorâneas com mais investimentos na área de turismo tem Ilha da Croa e Carro Quebrado como atrações

↑ Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, uma das praias desertas mais bonitas do Brasil (Foto: Divulgação)

Depois de Paripueira, nossa viagem de verão continua em direção ao Litoral Norte. A chegada agora é na Barra de Santo Antônio, um dos municípios que mais está recebendo investimentos na área de turismo, devido, sobretudo, às suas surpreendentes atrações naturais, com destaque para as praias da Ilha da Croa e a famosa e internacional praia do Carro Quebrado. Além, é claro, das infinitas possibilidades de exploração de turismo da natureza pelo Rio Santo Antônio, com suas inúmeras ilhas, todas batizadas com nomes de pássaros.

Já bem na divisa com a praia dos Morros, no Passo de Camaragibe, Carro Quebrado, apesar dos grandes investimentos hoteleiros que estão chegando, é um lugar diferente de muitas outras praias alagoanas, porque ainda preserva um pouco de sua essência selvagem. É uma praia longa, que deve seu nome a duas versões: uns dizem que um casal foi namorar na praia à noite e não conseguiu voltar porque o carro quebrou. Outros acreditam que um carro teria atolado na estrada de acesso, sendo completamente corroído pela maré alta.

Independente das versões, as suas falésias coloridas são o ponto alto do passeio, já que os paredões de arenito e argila, com altura de mais de 50 metros, criam sedimentos coloridos que tornam o cenário simplesmente fantástico. Por outro lado, toda a vasta extensão da praia é cercada de muitos coqueirais, além da areia bem branquinha, tenho sido nomeada como uma das praias desertas mais bonitas do país. Para completar o cenário, existem belas pedras que foram esculpidas pelo mar, o que torna, sem dúvida, o cenário ainda mais encantador.

Já na Ilha da Croa, bastante movimentada nos fins de semana, duas praias chamam a atenção. A praia da Ilha da Croa e a praia da Ponta do Gamela, que é completamente deserta e que fica mais próxima do Caminho de Santo Antônio, um grande banco de areia que se forma na maré baixa e quase na foz do rio Santo Antônio.  Ambas possuem uma grande faixa de areia de tons claros, mar calmo, de águas transparentes e límpidas, de tom azulado, que são perfeitas para um banho refrescante nestes dias de calor. Para completar, as piscinas naturais, localizadas bem em frente às duas praias, já fazem parte do circuito turístico da região.

Comentários

MAIS NO TH