Interior

3 de dezembro de 2021 17:11

Incêndio em área de pasto de fazenda atinge Estação Ecológica de Murici

Fogo se concentrou na pastagem de duas fazendas, mas também atingiu a floresta da reserva ecológica

↑ Foto: ICMBio

Um incêndio que começou em um área de pasto de fazenda na tarde desta quinta-feira (2), tomou parte da Estação Ecológica de  Murici, Zona da Mata de Alagoas, nesta sexta-feira (3). Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram ao local para medir a área destruída.

De acordo com o analista ambiental e fiscal Marco Antônio Freitas, o fogo se concentrou na pastagem de duas fazendas, mas também atingiu a floresta da reserva ecológica que fica entre as cidades de Murici e Messias.

“A maior parte da área atingida foi pastagem, mas o fogo atingiu a borda da estação ecológica, entre 50 e 100 metros dentro da mata. O fogo começou no pasto da Fazenda Jitituba e terminou na Fazenda Santa Fé”, conta o coordenador da Esec de Murici.

Ainda segundo Freitas, o proprietário da Fazenda Jitituba, local onde o incêndio teria começado, será multado. Freitas explica que todo proprietário de fazenda é responsabilizado pelo fogo, seja ele qual for. Se tiver iniciado por um caçador, uma limpeza de pasto, uma ponta de cigarro ele o dono é responsável.  “Se a propriedade é dentro da mata, isso faz ele zele pela Mata. Ele deveria ter feito o acero, uma espécie de caminho limpo que impede que as chamas avancem”, finaliza.

Foto: ICMBio

Fonte: Da redação com G1 Alagoas

Comentários

MAIS NO TH