Interior

19 de novembro de 2021 09:05

Santa Luzia do Norte comemora “Dia da Consciência Negra” com vasta programação cultural

Evento está recheado de atratividade cultural, cuja programação promete finalizar somente nas primeiras horas do dia seguinte, com show musical em praça pública

↑ Na última quarta, houve evento marcante na comunidade quilombola

A cidade de Santa Luzia do Norte na região metropolitana de Maceió vem vivenciando a Semana da Consciência Negra, cuja programação culminará neste sábado, 20, com a festa marcante sobre a histórica data. Logo pela manhã haverá corrida, celebração religiosa, e ao longo da tarde e noite, têm apresentações culturais, desfile de várias faixas etárias de mulheres negras, apresentação de grupo de Afoxé, enquanto que para  noite, haverá show musical em praça pública, tendo como atrações, Bia Pimentel e Banda, e Fabrício e Banda Picolé de Cachaça.

Lá em Santa Luzia existe um bairro que concentra a comunidade quilombola, e foi lá que na última quarta-feira, uma equipe do curso de Medicina do Cesmac se fez presente, levando ações em parceria com a Prefeitura, sobretudo atendendo casos relacionados a saúde. “A equipe de estudantes de Medicina, liderada pela Dra. Cristiane Monteiro da Cruz e pela professora Ana Carolina, realizou visitas; pois  eles fizeram palestras, interagiram com crianças, adolescentes e jovens, para assim ter um diagnóstico patológico que mais se faz presente junto a população local” relatou o secretário de Cultura e Turismo, Poeta Pedão.

Conforme Pedão, a senhora Marineide Silvestre, dona Tota como é conhecida e líder da comunidade quilombola, disse está muito feliz com o apoio do prefeito Márcio Lima, para essa e outras ações que têm beneficiado seu povo. O acordo entre Prefeitura e a turma do Cesmac, é para que no próximo mês a os acadêmicos retornem à comunidade quilombola, a fim de complementar o levantamento feito entre todos os envolvidos na última quarta-feira.

 

 

 

Fonte: Edmílson Teixeira

Comentários

MAIS NO TH