Interior

Litoral Sul: complexo de águas atrai turistas ao município de Jequiá da Praia

Visitante é transportado para um cenário rústico, com os passeios de barco, banhos de lama nos manguezais ou com as vistas das falésias

Por Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 13/11/2021 12h11
Litoral Sul: complexo de águas atrai turistas ao município de Jequiá da Praia
Reprodução - Foto: Assessoria

Cercado de belezas naturais e com um grande potencial para o turismo ecológico, o município de Jequiá da Praia se destaca no Litoral Sul, especialmente para visitantes que procuram um contato maior com a natureza. Com um complexo de águas, banhada por rio, pelo oceano atlântico e pela lagoa, o município é rico na cultura da pesca, uma tradição muito forte praticada pela comunidade local, que vê na atividade uma das formas de sustento.

O turista que vai à Jequiá da Praia é transportado para um cenário rústico, com os passeios de barco, banhos de lama nos manguezais ou com as vistas das falésias, além do grande potencial turístico do rio e da Lagoa Jequiá, onde muitas atividades já estão sendo desenvolvidas. No quesito do turismo ambiental, por exemplo, Jequiá, já pode contar com bike aquática, caiaque, stand up paddle e pesca esportiva.

Jequiá apresenta ainda um grande valor natural, que é a Reserva Extrativista Marinha Lagoa do Jequiá (Resex), reconhecida nacionalmente, sendo a terceira maior do estado, com uma extensão 18 km e 1 km de largura, mas com o maior volume de água, além de ser uma das mais profundas do país.

A Reserva Extrativista Marinha Lagoa do Jequiá é uma unidade de conservação federal localizada no sul da costa alagoana, compreendendo o município de Jequiá da Praia e uma pequena porção de Coruripe. Sua criação, em 2001, foi reivindicada por atores locais, como a Colônia Z-13, tendo como objetivo principal assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

A Resex possui uma área de mais de 10 mil hectares, abrangendo a famosa lagoa de Jequiá e seus manguezais, rios e uma área marinha de 3 milhas náuticas que se estende ao longo de uma costa repleta de falésias. Existem 12 comunidades no entorno imediato da Resex, sendo 10 no entorno da lagoa do Jequiá e duas na região costeira. Segundo o Censo 2010, o município possui 12.029 habitantes, cerca de 3.000 famílias, das quais aproximadamente 2.000 são consideradas beneficiárias da Resex. Estima-se que 76% dos moradores de Jequiá exerçam direta ou indiretamente alguma atividade pesqueira, de forma que a pesca artesanal se encontra na base da reprodução social e material da região.