Interior

Pescadores de Coruripe terão 18% de subvenção no óleo diesel em Ponto de Abastecimento

Equipamento conta com capacidade de 15 mil litros e deverá atender toda a frota de Coruripe e municípios adjacentes

Por Assessoria 08/11/2021 17h48
Pescadores de Coruripe terão 18% de subvenção no óleo diesel em Ponto de Abastecimento
Reprodução - Foto: Assessoria

O  último sábado (06), foi inaugurado o Ponto de Abastecimento José Cassimiro de Farias, que irá beneficiar os donos de embarcação pesqueira de Coruripe e região adjacente com combustível mais barato. O posto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Coruripe e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Economia Solidária (Coopaíba).

Estiveram presentes na solenidade de entrega o prefeito Marcelo Beltrão, o prefeito de Jequiá da Praia Felipe Jatobá, o presidente da Coopaíba Antônio Cardoso, o presidente da câmara dos vereadores Dalmo Porto, o presidente da Colônia de Pescadores Z10 José Augusto Gomes Barbosa, a presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas Maria Parecida, o representante da Unicafes Ademar Monteiro e familiares do homenageado. Além do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Além das autoridades e convidados presentes, os donos de embarcação e pescadores também compareceram para prestigiar o evento e celebrar a concretização de um desejo antigo. Até então, os trabalhadores da pesca precisavam se deslocar até o município de Piaçabuçu para comprar o combustível mais barato.

Um deles era o pescador e proprietário de embarcação Marcos Eugênio de Araújo, que trabalha com pesca desde 2002. Segundo ele, “nascido e criado no Pontal”, o programa de subsídio para a compra do óleo é “uma benção de Deus”. “A gente estava sofrendo muito com esse preço do combustível alto, com aumentos quase toda semana que o pescado não consegue acompanhar. E isso pesa para nós. O ponto de abastecimento irá nos dar condição agora até de investir”, destacou.

Outro que estava feliz da vida era Genilson Luz dos Santos, que pesca há 32 anos e também é dono de embarcação. “Estava difícil manter a pesca com esses aumentos, está tudo caro, do combustível ao gelo que usamos. O programa de desconto vai ajudar muito, vamos conseguir fazer uma economia grande. Em nome de Jesus tudo vai melhorar, ainda mais agora com a atual gestão municipal nos apoiando”, ressaltou.

Para o presidente da Colônia Z10 de Coruripe, José Augusto, a entrega do ponto de abastecimento representa uma grande vitória. “É um sentimento de vitória, que conquistamos por meio do prefeito Marcelo Beltrão, que cedeu o espaço do terreno e fez a articulação que esperamos que uma prefeitura faça. A bastante tempo estávamos querendo trazer esse posto pra cá. Já fui proprietário de barco e sei a dificuldade que é manter uma embarcação”, pontuou.

O Posto de abastecimento é um projeto da Coopaiba, que vinha há três anos tentando implantar no município de Coruripe e só conseguiu este ano, após a parceria com atual gestão e o empenho do prefeito Marcelo Beltrão, que entendeu a importância do posto para os pescadores não só do município, como da região.

“Isso foi um pleito colocado pelos pescadores ainda durante a campanha eleitoral e nos comprometemos. Pouco a pouco todos os compromissos estão sendo cumpridos. Esse posto é um equipamento imprescindível para uma das atividades econômicas mais importantes do nosso município, que é a pesca. Isso vai garantir ao pescador, ao pai de família, conforto e um combustível barato, que vai entrar diretamente no fluxo de caixa do pescador. É o segundo posto de Alagoas com subsídio, o outro fica em Piaçabuçu e alguns pescadores daqui usufruíram do posto lá, o que gerava desconforto, custo para ir buscar e voltar, insegurança. Então, esse que estamos inaugurando hoje vai melhorar significativamente a qualidade de vida desses profissionais da pesca”, refletiu o prefeito.

Este foi o segundo posto do Programa instalado no estado. Atualmente o Programa atende a 143 embarcações da região Sul de Alagoas com um consumo autorizado de 4 milhões de litros para a concessão do desconto pela cooperativa. O posto, que conta com a capacidade de 15 mil litros em seu tanque, está instalado no Conjunto Habitacional José Isidoro, no Pontal, e deverá atender toda a frota de Coruripe e municípios adjacentes.

Todas as embarcações do Pontal e Lagoa do Pau estão cadastradas e aptas para ganhar a isenção de 18% da subvenção do óleo. Somando com as embarcações dos municípios vizinhos, o número de beneficiários passa de 80. Em comparação com o preço dos postos mais próximos, o desconto está em torno de R$ 0,75 por litro de óleo, uma economia média mensal de R$ 2 mil para os pescadores.

O desconto é dado por meio do Programa de Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel, que é uma parceria entre o Governo Federal e os governos estaduais. Na prática, o Governo Federal viabiliza o pagamento de auxílio pecuniário de até 25% relativo à diferença entre o preço do óleo diesel nacional e o preço do óleo diesel internacional. A Coopaiba é uma facilitadora do programa e a prefeitura parceira para a viabilização da instalação do posto.

HOMENAGEADO E DOAÇÃO DE REDE

José Cassimiro de Farias foi um pescador e proprietário de embarcação do Pontal. Começou a viver da pesca ainda criança, com seu pai, em jangadas pelo mar de Coruripe a dentro. Chegou a ser presidente, secretário e tesoureiro da Colônia Z10. “Só vivia no mar, a vida dele era o mar. Ele era uma boa pessoa, que sempre procurou ajudar o próximo. O que ele podia fazer para ajudar o próximo, fazia. Era muito querido por todos. Estou muito grata por terem lembrado dele para essa homenagem. Terem lembrado dele pra mim é uma honra, sempre quando passar por aqui e olhar para o posto irei lembrar dele”, afirmou a viúva, dona Maria José de Farias.

Ainda, durante a solenidade, o prefeito doou à comunidade do Poxim uma rede de pesca de lambuda, que irá beneficiar diretamente cerca de 25 famílias.