Interior

Visitação às piscinas naturais de São Miguel dos Milagres vai passar por ordenamento

Segundo Ana Paula, secretária de Turismo de São Miguel dos Milagres, o credenciamento dos jangadeiros vem obedecer às normas das portarias 769 e 770 de 2019

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 27/10/2021 14h22
Visitação às piscinas naturais de São Miguel dos Milagres vai passar por ordenamento
Reprodução - Foto: Assessoria

A Unidade de Conservação da Costa dos Corais, onde estão localizadas as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, principal ponto de visitação turística da Rota Ecológica, está entrando na sua fase de ordenamento. Para isso, a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, junto com o ICMBio, órgão responsável pela administração da unidade, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 27, o cadastramento da credencial dos jangadeiros para autorização das atividades de visitação nas piscinas naturais do município.

Segundo Ana Paula, secretária de Turismo de São Miguel dos Milagres, o credenciamento dos jangadeiros vem obedecer às normas das portarias 769 e 770 de 2019. ``O credenciamento é a forma de proteger a exclusividade no uso da área, modelo que já existe em outras unidades de conservação, porque ajuda a ter controle de visitantes da UC, além de acompanhar o crescimento sócio econômico da categoria dos jangadeiros, mensurar o impacto da natureza, ajudar no controle ambiental e no ordenamento do turismo no local, trazendo uma melhor qualidade e confiança na prestação de serviços oferecidos aos visitantes da região´´.

Segundo ela, o controle de visitantes por dia em São Miguel dos Milagres, conforme uma portaria de 2018 ficou assim definido: Piscina de porto da Rua, 22 embarcações e 133 visitantes; piscina do Toque, 25 embarcações e 150 visitantes;  piscina das Estacas, 17 embarcações e 102 visitantes;  piscina de São Miguel dos Milagres, 7 embarcações e 42 visitantes  e a piscina do Riacho que poderá receber até 30 embarcações com 180 visitantes, totalizando 607 visitantes por dia.

Para Ana Paula, o ordenamento da visitação é uma ação prioritária da gestão da APA Costa dos Corais, sendo etapa importante para a proteção dos recursos da Unidade de Conservação e para qualificar a experiência do visitante, além de proporcionar uma alternativa de renda para a população local. Com a publicação do Plano de Manejo da UC, pela Portaria 308/2021, e do Plano de Uso Público, a APA entra em uma nova etapa de gestão: colocar em prática todo o planejamento desenvolvido em parceria com os atores locais.

Nesse sentido, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, vem publicando editais de credenciamento de prestação de serviço de apoio à visitação que visam promover a visitação na APA Costa dos Corais, respeitando as singularidades ambientais e a vocação de cada local.