Interior

Prefeitura inicia ação para reduzir fila de espera em diversas especialidades médicas

Ações marcam o início do Programa Saúde Tem Pressa e os atendimentos visam reduzir a demanda reprimida e promover saúde da mulher no município. Atendimentos serão voltados às mulheres e acontecem nesta segunda (18) em Coruripe, e na terça (19) em Pindoram

Por Ascom Coruripe 16/10/2021 13h39
Prefeitura inicia ação para reduzir fila de espera em diversas especialidades médicas
Reprodução - Foto: Assessoria

A saúde é um direito de todos e tem pressa! E para celebrar o Outubro Rosa, a Prefeitura de Coruripe realiza duas grandes ações de saúde da mulher, com consultas em diversas especialidades médicas e exames que visam reduzir a demanda reprimida das Unidades de Saúde. Voltados exclusivamente para as mulheres, os atendimentos acontecem nesta segunda (18) em Coruripe, e na terça (19), em Pindorama.

Em Coruripe, a ação do Outubro Rosa acontece no Centro de Especialidades (antigo Centro de Triagem Covid), localizado em frente à Praça Moacir Beltrão de Castro, a partir das 8h. No local serão realizadas consultas com ginecologista, nutricionista, oftalmologista, psiquiatra, psicólogo e dermatologista, além de exames de ecocardiograma, eletrocardiograma e ultrassonografia.

Todas as consultas e exames nestas especialidades médicas serão realizadas em pacientes já pré-agendadas, de acordo com a demanda da fila de espera por consultas, levantada pela Secretaria de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde do município. Todas as pacientes já foram contactadas pelas equipes de marcação do município.

Já os exames de citologia serão abertos à demanda espontânea, ou seja, a mulher que necessite fazer o exame, basta comparecer ao local com o cartão SUS e documento com foto. Para este exame é necessário que a mulher não tenha tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame; não tenha utilizado duchas de higiene íntima e nem cremes ou lubrificantes vaginais.

Além disso, serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, HCV e HBV, e, durante todo o dia, haverá uma programação especial com palestras sobre Outubro Rosa e saúde da mulher.

Pindorama

A Pindorama também vai receber as ações do Outubro Rosa. Na terça-feira, dia 19, os atendimentos serão realizados na Unidade de Saúde Pindorama Centro, a partir das 8h.

Assim como em Coruripe, todas as pacientes para as consultas e exames já foram pré-agendadas de acordo com a demanda das filas de espera das Unidades de Saúde.

Serão realizados atendimentos com nutricionista, oftalmologista, psicólogo, além de exames de ultrassonografia.

Na Pindorama também serão ofertados para as mulheres exames de citologia. As mulheres que necessitem fazer o exame, basta comparecer ao local com o cartão sus e documento com foto. Para este exame é necessário que a mulher não tenha tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame; não tenha utilizado duchas de higiene íntima e nem cremes ou lubrificantes vaginais.

“A Saúde tem pressa e tudo que estamos fazendo é para trazer mais qualidade de vida ao povo de Coruripe. Precisamos cuidar da nossa gente agora. Cuidar no início, na atenção primária. Desta forma, prevenimos o avanço de várias doenças. Essa é uma ação pensada pela Secretaria de Saúde para suprir as necessidades dos pacientes que por anos deixaram de ter acesso a várias especialidades médicas. Estamos iniciando pela demanda reprimida, pois muita gente espera há muito tempo por estas consultas, mas teremos estes atendimentos regularmente no município. Então quem estiver precisando de consultas e exames, é importante procurar sua unidade de saúde. Estamos trabalhando para transformar a vida de quem mais necessita do Sistema Público de Saúde em Coruripe”, afirmou o prefeito Marcelo Beltrão.