Interior

15 de outubro de 2021 14:24

Praia do Patacho, em Porto de Pedras, consegue certificação do Selo Bandeira Azul

Praia é a primeira em Alagoas a conseguir o cobiçado selo de praia sustentável

↑ Praia do Patacho é a primeira alagoana a ter o selo (Foto: Igor Couto / Cortesia)

Primeira praia alagoana a conseguir o cobiçado Selo Bandeira Azul de praia sustentável, a do Patacho, em Porto de Pedras, Litoral Norte do estado, além de estar sempre presente na lista das praias mais bonitas do Brasil, agora tem mais um excelente motivo para comemorar. Com areias claras, águas transparentes e coqueiros ao fundo, Patacho é perfeita para um dia sossegado curtindo a brisa do mar. Na maré baixa, por exemplo, o mar seca e forma um areal com piscinas em volta.

Agora com a certificação, a praia sobe ainda mais um degrau, pois é a única de Alagoas que conquistou o selo internacional de certificação do programa Bandeira Azul, que garante qualidade mundial e sustentável aos espaços públicos e funciona como diferencial e atrativo turístico, uma vez que coloca as praias certificadas em um patamar de excelência.

O programa, reconhecido no mundo inteiro, estabelece que praias com sua certificação devam ter atividades de educação ambiental a moradores e turistas, informações sobre a qualidade da água disponíveis aos usuários, além de dados dos ecossistemas locais e fenômenos naturais, incluindo código de conduta que reflita as leis e normas relativas ao uso da praia. Patacho então se candidatou.

O programa Bandeira Azul é desenvolvido pela organização internacional, não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education). Com início na França em 1985, foi implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Atualmente, o Programa Bandeira Azul se tornou global e no Brasil é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

Fonte: Tribuna Hoje / Texto: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH