Interior

Atrações históricas de Passo de Camaragibe

Patrimônio tem casarões, igrejas e imagens, sítios e ruínas, que registram no presente a história do município alagoano

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 09/10/2021 09h01
Atrações históricas de Passo de Camaragibe
Reprodução - Foto: Assessoria

E nem só de mar vivem as belas cidades da Rota Ecológica dos Milagres. O turismo de lazer e mar representa quase 100 por cento da busca por turistas. Aos poucos, no entanto, um público diferenciado começa a ganhar corpo buscando outros atrativos. E a cidade de Passo de Camaragibe vai revelando, aos poucos, essas atrações que fazem parte de seu passado. O patrimônio histórico, com seus casarões, igrejas e imagens, sítios e ruínas, registra no presente a história daqueles que no passado, desbravaram e iniciaram o desenvolvimento da cidade.

DELEGACIA PÚBLICA – construída em julho de 1964. O prédio é todo de tijolo batido e bastante sólido e consta de dois pavimentos. Encontrava-se em ruínas, depois de uma restauração foi entregue em junho de 2008 para abrigar a sede do Poder Executivo Municipal.

VIVENDA SÃO JOSÉ – Localizada na Rua Fernandes Lima, construída no século XIX, o casarão é um dos mais belos patrimônios histórico e arquitetônico da cidade, pertencente à família Araújo Lima.

CASA DOIS LEÕES – leva esse nome, por ter em sua frente, a figura de dois leões, localizada na rua Dr. Pedro da Cunha, é uma construção edificada no século XVIII, com requintes da arquitetura colonial. O velho casarão exerceu grande influência na arquitetura da cidade.

CASA DOS CACHORROS – pertenceu às filhas do Coronel Olympio Ciriaco, uma casa de muitas janelas, a sua fachada de azulejos, dois belos cães de cerâmica no portão e um grande muro gradeado.

SOBRADO VELHO – construído no século XVIII, era um dos mais imponentes do município, por ser o único sobrado na cidade com dois andares. Em 1897 pertencia ao Doutor Fernandes Lima, localizado na Rua São Sebastião nº 1, que segundo relatos dos mais antigos, no seu telhado, existia pés de imbaúba e um de goiabeira que chegou a dar frutos. Atualmente abriga um posto de saúde.

SOBRADO DO CENTRO - Construído no século XVIII, era um dos mais importantes do município no setor comercial, localizado no centro da cidade, era de propriedade do senhor Fernandes Lemos Accioly (comerciante) onde funcionou a prefeitura e um posto de saúde.

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - construída em 1700, segundo os historiadores. O grande e sólido templo que ali servia de matriz, sob a invocação do Senhor Bom Jesus. Nela se encontra imagens como a de Nossa senhora Santana (em ouro), de Santa Terezinha, Cristo Crucificado (em tamanho natural), Nossa Senhora das Dores, São Francisco Sales, São Luiz Gonzaga e a Padroeira Nossa senhora da Conceição (considerada a 3ª arte sacra de Alagoas, em ouro).

TEATRO MUNICIPAL – Talvez tenha sido fundado antes de 1871, pois aparece no levantamento de Thomaz Espindola publicado no seu livro “Geografia Alagoana”.

CASA DO MESTRE AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA – uma das construções do século XX, a casa fica localizada na rua 13 de maio, tinha duas salas de frente, seis quartos, uma enorme sala de jantar, uma despensa e uma cozinha, o quintal do tamanho do teatro que fica ao lado.

PONTE FERNANDES LIMA - A famosa Ponte Fernandes Lima, ícone da engenharia da arquitetura alagoana construída no início do século XX. Vai completar 100 anos em 2021.