Interior

Fardos de borracha voltam a aparecer em diversas praias do Litoral Norte

Segundo o Instituto Biota de Conservação, que esteve nos locais para recuperar os fardos, além de Guaxuma e praias da Barra de Santo Antônio, alguns fardos também apareceram na praia de Costa Brava, em Paripueira

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal litoral Norte com Tribuna Hoje 29/07/2021 16h22
Fardos de borracha voltam a aparecer em diversas praias do Litoral Norte
Reprodução - Foto: Assessoria

Depois que 10 fardos de borracha apareceram nas praias de Coruripe na semana passada, agora são as praias do Litoral Norte que recebem o que foi chamado de mistério das caixas desconhecidas. Dessa vez os objetos foram encontrados por pescadores na praia de Guaxuma e ao longo de três praias do município da Barra de Santo Antônio; Tabuba, Maré Mansa e na Ilha da Croa.

Segundo o Instituto Biota de Conservação, que esteve nos locais para recuperar os fardos, além de Guaxuma e praias da Barra de Santo Antônio, alguns fardos também apareceram na praia de Costa Brava, em Paripueira. Nos últimos dias, o Litoral Sul também tem recebido as misteriosas caixas.

No ano passado, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) constataram que os pacotes, na verdade, são fardos de borracha provenientes de um navio alemão naufragado durante a 2ª Guerra Mundial. O chefe da Divisão Técnico-Ambiental do IBAMA Alagoas, Rivaldo Couto, explicou que esses `` são fardos de borracha de látex natural vindo da antiga Indochina (antiga colônia francesa), que estavam em um naufrágio da época da Segunda Guerra, na parte central do Oceano Atlântico. Os fardos estão aparecendo na costa do NE/N desde 2019. Essa informação que os fardos de borracha vieram desse naufrágio foi confirmada com evidências científicas, em estudo liderado pela Universidade Federal do Ceará".