Interior

28 de julho de 2021 09:32

Sedetur entrega equipamentos de cozinha para associação Dom Helder Câmara em Murici

Materiais vão ajudar na produção dos produtos da associação, feitos com mandioca

↑ Foto: Arquivo Alagoas Maior

O Governo de Alagoas entregou, através do Programa Alagoas Maior, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), um freezer e outros equipamentos de cozinha que serão utilizados para o armazenamento da produção de tapioca e beiju da associação Dom Helder Câmara, em Murici.

A solenidade de entrega, que aconteceu nesta terça-feira (27) na sede da Associação contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Para o secretário, o governo de Alagoas, através da Sedetur, incentiva ações que beneficiam o pequeno produtor e a agricultura familiar, já que são parte importante da economia do estado.

“O Alagoas Maior faz a diferença na vida das associações e cooperativas aqui no estado. A entrega de equipamentos e as outras ações como a oferta de crédito para pequenos produtores e o desenvolvimento de políticas de estímulo ao crescimento que o programa traz incentivam ainda mais a agricultura familiar. O governo de Alagoas entende que é desta forma que se desenvolve as regiões e o estado”, ressalta Marcius Beltrão

A presidente da Associação Dom Helder, irmã Maria Rita, reforça a importância do programa e dos benefícios trazidos por ele.

“O freezer vai servir para guardar os produtos que fazemos aqui na Associação. Nós temos como base a nossa macaxeira e somos um grupo de tapioqueiras que ainda é pequeno, mas estamos nos desenvolvendo cada vez mais e é muito importante ter do nosso lado o governo de Alagoas, apoiando o pequeno agricultor através do programa”, destaca Maria Rita.

A Associação Dom Helder Câmara foi fundada em 2012 e é formada por 56 cooperadas, mulheres que trabalham com mandioca desde 2003. Além do beiju e da tapioca, a associação também trabalha com a produção de doces e geléias e a venda de frutas in natura em feiras livres. O trabalho da Associação beneficia indiretamente mais de 200 pessoas.

O Alagoas Maior 

Coordenado pela Sedetur, em parceria com o Sebrae Alagoas, o programa Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado – Serrana dos Quilombos, Agreste, Sertão – e abrange cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde a produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

As ações do Alagoas Maior são desenvolvidas em 28 grupos coletivos (entre associações e cooperativas), impactando diretamente 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas.

Fonte: Sedetur

Comentários

MAIS NO TH