Interior

Pesquisa vai apontar demanda por hortifrutigranjeiros para Central de Abastecimento

Projeto é tocado pela Prefeitura do município em parceria com o Sebrae Alagoas e vai atender população do litoral sul do estado

Por Assessoria 22/07/2021 10h01
Pesquisa vai apontar demanda por hortifrutigranjeiros para Central de Abastecimento
Reprodução - Foto: Assessoria

A implantação de uma Central de Abastecimento em Coruripe, no litoral sul de Alagoas, começa a avançar por meio de novas discussões entre a prefeitura do município e o Sebrae Alagoas. Na tarde da última segunda-feira (19), secretários e analistas do Sebrae se reuniram para definir as primeiras frentes de atuação para elaborar o projeto.

 A Central de Abastecimento deve ser instalada numa área de 4 mil metros quadrados e vai atender comerciantes e agricultores não só do município de Coruripe, mas também de diversas cidades vizinhas, se estendendo até Penedo, no Baixo São Francisco. E é justamente de olho nesse mercado e público que uma das etapas definidas na reunião será uma pesquisa de demanda por produtos hortifrutigranjeiros na região.

A gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, explica que a instituição também vai realizar uma pesquisa de impacto econômico.

Segundo a Prefeitura de Coruripe, a expectativa é que sejam movimentados, por semana, mais de R$ 1 milhão em compra e venda de mercadorias, com base no que já circula hoje na região por meio de feiras livres realizadas nos municípios do litoral sul.

“Também ficou definida como será o sistema de inspeção de produtos de origem animal e o lançamento de um edital para seleção de alunos do curso de Economia, para que eles possam ajudar na elaboração dos demais estudos e levantamentos necessários para viabilização do projeto”, revela.

Além de contemplar agricultores e produtores em geral, Renata Fonseca destaca que o Sebrae Alagoas também quer inserir os segmentos de Gastronomia e Cultura no projeto. “Um estudo de mercado que também contemple esses setores, para não ficar restrito só a ativação da Central de Abastecimento em si”, explica.

Um trabalho de comunicação também será iniciado na região para incentivar comerciantes, produtores e agricultores a fornecerem dados e informações que vão ajudar na elaboração do projeto. A ideia aqui é quebrar a barreira da desconfiança, já que uma parte da população resiste em fornecer informações sobre seus próprios negócios por causa do receio, improcedente, de serem tributados no futuro.

Demanda antiga

A reivindicação por um local que concentre boa parte da produção agrícola da região sul de Alagoas é antiga. Segundo o prefeito Marcelo Beltrão, há uma dificuldade na região para escoar o que é produzido por pequenos e médios agricultores dos municípios.

“Por isso, buscamos o apoio do Sebrae para nos ajudar na elaboração de um documento que possa auxiliar a nossa gestão a implantar essa Central de Abastecimento da melhor forma possível”, diz ele. “Coruripe tem uma área com 4 mil metros quadrados para abrigar essa Central, um local maior até mesmo que a Ceasa de Maceió. Queremos que ele funcione sete dias por semana, para atender a demanda da região”, completa.

A reunião de segunda-feira foi o desdobramento de um primeiro encontro, realizado na semana passada, quando o prefeito Marcelo Beltrão esteve no Sebrae, em Maceió, para buscar informações sobre como viabilizar a Central de Abastecimento.

Com o projeto, a Prefeitura de Coruripe espera que pequenas empresas - como mercadinhos e restaurantes - passem a comprar os produtos no próprio município, sem a necessidade de se deslocar para Maceió ou Arapiraca.

Além do prefeito, também participaram da reunião os secretários e diretores das pastas municipais de Agricultura, Turismo, Indústria e Comércio, e ainda representantes do governo do Estado.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.