Interior

23 de junho de 2021 10:46

Indígenas da aldeia Wassu Cocal voltam a fechar os dois sentidos da BR-101 em AL

O protesto é contra o Projeto de Lei que dificulta a demarcação de terras dos povos originários e que tramita na Câmara dos Deputados

↑ Foto: PRF/AL

Mais uma vez os índios da aldeia Wassu Cocal em Alagoas, bloqueiam os dois sentidos da BR-101, na cidade de Joaquim Gomes. O protesto é contra o Projeto de Lei que dificulta a demarcação de terras dos povos originários e que tramita na Câmara dos Deputados.

Ontem (22), a BR-101, já havia sido bloqueada pelos indígenas. E nesta quarta-feira (23). Eles iniciaram o ato às7h da manhã.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas para negociar a liberação da via. Na terça-feira, o tráfego de veículos foi interrompido na região após quase seis horas de protesto.

Em outros estados do país, os povos indígenas também estão realizando manifestações contra a votação do projeto de lei 490/2007, que foi adiada na terça (22) após os confrontos entre policiais e indígenas em Brasília.

ENTENDA

A demarcação de terras indígenas é direito previsto na Constituição Federal, que estabelece aos índios o chamado “direito originário” sobre essas terras. O Projeto de Lei 490 é fortemente criticado já que prevê que, para ter uma terra demarcada, os povos precisam comprovar ocupação em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Fonte: Da redação com G1/AL

Comentários

MAIS NO TH