Turismo

Atração no Estado de Alagoas integra projeto ministerial de turismo rural

Alagoas tem destinos surpreendentes e ainda pouco conhecidos no tursimo rural

Por Claudio Bulgarelli com Tribuna Independente 15/05/2021 11h29
Atração no Estado de Alagoas integra projeto ministerial de turismo rural
Reprodução - Foto: Assessoria

A Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem como objetivo apoiar o setor mundial com iniciativas inovadoras, quer impulsionar o desenvolvimento do campo a partir da retomada do turismo. Além disso, acelerar o desenvolvimento rural por meio do turismo é, segundo a organização, favorecer o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De fato, esta é a meta de um novo concurso global de startups realizado pela OMT que, até 1º de julho, vai selecionar empreendedores com ideias inovadoras para superar impactos da pandemia e ajudar comunidades rurais a aproveitar oportunidades a partir da retomada do turismo.

Nesta mesma linha, o Ministério do Turismo, ressaltou o grande potencial do turismo rural no Brasil. O ministro Gilson Neto afirmou que: “O turismo rural é uma das grandes tendências do pós-pandemia, com a crescente busca por viagens em meio à natureza. E, nisso, nenhum país se compara ao Brasil, com seus inúmeros atrativos naturais preservados”. De fato, o fomento ao turismo rural no Brasil é alvo de ações do Ministério do Turismo. Em setembro de 2020, por exemplo, a pasta firmou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para desenvolver o segmento. A parceria busca proporcionar o fortalecimento da participação da agricultura familiar no turismo, por meio do incentivo à promoção e à comercialização de produtos e serviços no setor.

Em 2021, dando prosseguimento a ação iniciada no ano passado, quando o Ministério do Turismo divulgou dados sobre o turismo rural no país através do Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), elencando rotas do tipo em todas as regiões do território nacional, o MTur, o Mapa e a Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciaram oito roteiros nacionais pré-selecionados para participar do Projeto Experiências do Brasil Rural, que busca apoiar e promover o turismo no campo.

No Nordeste foram selecionados 11 destinos: na Bahia, a Rota da Liberdade e a Costa do Cacau; no Ceará a Rota Verde do Café; no Maranhão a região de Lagos e Campos Floridos; na Paraíba foram três destinos, o Caminho do Barão de Araruna, Destino Brejo e Rota do Cariri. Em Pernambuco foram escolhidos quatro destinos: Serra Negra e zona rural de Bezerros, Cachoeiras de Bonito, Gravatá e Cachoeira de São Benedito do Sul; no Rio Grande do Norte dois destinos, Polo Costa Branca e Serras do Agreste. Enquanto no Piauí aparece o roteiro Pedro II e em Alagoas os Cânions do São Francisco, na divisa com Sergipe.

Mas em se tratando de turismo rural, ou turismo ecológico, da natureza ou ecoturismo, Alagoas tem destinos surpreendentes e ainda pouco conhecidos como o Parque Prata, em Marechal Deodoro; a Fazenda Ecológica Santa Tereza, em Atalaia; a Fazenda Guadalupe, o Santuário Águas de São Bento e o Lago Azul, em Boca da Mata; a Serra da Barriga, em União dos Palmares; a Fazenda Belo Horizonte, em Campo Alegre; a região serrana de Mar Vermelho, Viçosa e Ibateguara e, é claro, os Cânions do São Francisco, único destino alagoano a fazer parte do Projeto Experiências do Brasil Rural.