Interior

11 de maio de 2021 18:00

Pe. Alex Sandro Rufino da Silva lança ‘São Luís do Quitunde: Episódios e Personalidades’

Lançamento acontece no dia 14 de maio, às 20h, no Colégio Municipal Adevan Verçosa e Silva,

↑ Pe. Alex Sandro Rufino da Silva (Foto: Divulgação)

O lançamento do livro ‘São Luís do Quitunde: Episódios e Personalidades’ do Pe. Alex Sandro Rufino da Silva acontece no dia 14 de maio, às 20h, no Colégio Municipal Adevan Verçosa e Silva, em São Luís do Quitunde. O evento contará com as presenças de autoridades públicas, membros da Academia Quitundense de Letras (AQL), escritores, poetas e uma pequena representação da comunidade e familiares, pois estamos ainda vivendo nesse tempo atípico provocado pela pandemia da Covid-19. Todos os protocolos serão seguidos e o evento contará com um número limitado de participantes. O livro está sendo publicado pela Editora Gogó da Ema e comercializado nas secretarias das Paroquias do Clima Bom e de São Luís do Quitunde, Búfalo Bill e Cúria Metropolitana.

O lançamento também será transmitido através de uma live pelo canal da prefeitura no YouTube.

Este livro, denominado ‘São Luís do Quitunde: Episódios e Personalidades’, pretende de modo muito simples e numa linguagem acessível, sistematizar fatos proto-históricos e históricos, narrados por diversos historiadores e pelas pessoas mais velhas do município de São Luís do Quitunde, com a finalidade de que num futuro não muito distante, as lindas e ricas histórias não possam cair no esquecimento.

“O livro foi construído a partir de fontes seguras e relatos dos homens mais simples ligados ao anonimato. Eu fui como que um garimpeiro que saí a procurar brutas preciosidades, elementos históricos fragmentados e que fui montando como quem monta um quebra-cabeça. Tenho a consciência de que esse livro, mesmo tão simples feito por apenas um curioso que sou eu, será de grande valor e contribuirá para a historiografia do município de São Luís do Quitunde, é uma pequena contribuição que ofereço à minha terra natal”, afirmou o autor.

(Imagem: Divulgação)

Sobre o autor

Nasceu em São Luís do Quitunde – AL, em 12 de Maio de 1972, Filho de Antônio Rufino dos Santos e Maria Luiza da Silva. Estudou nas escolas Demócrito Sarmento, Messias de Gusmão Filho, Cenecista São Luiz em São Luís do Quitunde e na Escola Salesiana Padre Rinaldi em Carpina – PE. É presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana, escritor, professor, poeta, filósofo e teólogo. Formação Filosófica e Teológica, em preparação para as Ordens Sacras no Seminário Arquidiocesano de Maceió. Bacharelado em Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas – ICRE (Faculdade Católica de Fortaleza) mantida pela Arquidiocese de Fortaleza, em 2009. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira – Salvador – BA, em 2013. PósGraduado em Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais – São Paulo, em 2014. Mestrando em Bioética pela FUNIBER. Ordenado Presbítero em 2005. Foi, administrador e pároco das paroquias: Sagrados Corações de Jesus e Maria no Complexo Brasil Novo – Rio Largo/AL; Santa Luzia de Siracusa em Santa Luzia do Norte; Nossa Senhora da Guia em Satuba; Santo Antônio em Maragogi e atualmente é pároco da Paróquia São João Maria Vianney – Clima Bom I – Maceió/AL.

Coautor do Livro “Seminário de Maceió – Uma História de Cem Anos,” pela Editora Dom Bosco, em 2004, autor do Livro “São Luís do Quitunde – Sua História e Sua Gente,” pela Editora Q Gráfica, em 2015, autor do Livro “Uma Breve Trajetória em Crônicas e Versos”, pela Editora Gogó da Ema em 2020, autor do Livro “Antiga Vila Isabel, Maragogi de Todos os Tempos”, pela Editora Gogó da Ema em 2020, autor do Livro “Fé, Devoção e Amizade em Versos”, pela Ordem Sereníssima Lyra de Bronze, em 2020 e autor do livro “Memórias Lendárias de Minha Infância” pela Editora Gogó da Ema em 2021. Participou das Antologias da Academia Quitundese de Letras em 2019, da Academia Maceioense de Letras em 2019, do Prêmio Cultura Nacional 2019 da Real Academia de Letras de Porto Alegre e da Letras Quitundenses em 2020 da Academia Quitundense (AQL). Membro Efetivo da Academia Quitundense de Letras – AQL, ocupando a cadeira nº 02, tendo como Patrono Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda. Membro Efetivo da Academia Maceioense de Letras – AML, ocupando a cadeira de nº 15. Membro Correspondente da Real Academia de Letras de Porto Alegre – RS, ocupando a cadeira nº 157.

Membro efetivo eleito da Academia Maribondense de Letras Artes e Cultura (AMALAC). Títulos: Benemérito da Associação Cultural de Barra de Santo Antônio – Alagoas em 2005; Cidadão Honorário de Santa Luzia do Norte – Alagoas em 2010; Cidadão Honorário de Maceió – Alagoas em 2017; Cidadão Benemérito de São Luís do Quitunde – Alagoas, em 2017. Comendas: Cavalheiros de Diamante da Academia Maceioense de Letras (AML), em 2018, Poeta Jucá Santos, em 2019, da Academia Maceioense de Letras (AML); Cultura Nacional, em 2019 da Real Academia de Letras de Porto Alegre – RS e Comenda Máxima da Ordem Sereníssima Lyra de Bronze de Porto Alegre – RS. Prêmios: Cultura Nacional em 2019, da Real Academia de Letras de Porto Alegre – RS e Poeta Lyra de Bronze 2020 (Seleção Brasileira dos Melhores Trabalhos Literários), da Ordem Sereníssima Lyra de Bronze de Porto Alegre – RS.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH