Interior

6 de maio de 2021 17:23

Time de manutenção é recordista em inovação

Equipes de manutenções eletromecânica da Agreste Saneamento são as que mais desenvolvem novos projetos que otimizam atividades do dia a dia

↑ Foto? Divulgação/Assessoria

Ser diferente é um caminho para ser melhor. É assim que colaboradores do setor de manutenção da Agreste Saneamento encaram os desafios do dia a dia, olhando o problema como uma oportunidade. Desta forma, conseguem desenvolver iniciativas inovadoras, tornando-se recordistas em programa de reconhecimento do Grupo Iguá, controlador da Agreste.

Os integrantes do setor de manutenção vêm colocando em prática, ao longo dos últimos meses, diversos projetos que contribuem diretamente com a otimização e inovação dos processos, beneficiando toda a cadeia de trabalhadores envolvidos.

As iniciativas são reconhecidas pelo programa Manda Bem, do Grupo Iguá. Cerca de 20 projetos da Agreste Saneamento já receberam menções pela inovação. Em uma das mais recentes ações, foram recuperados mais de 18 mil m³ de água.

O coordenador de manutenção da Agreste Saneamento, Pedro Marcucci explica que há um incentivo contínuo para capacitação e incentivo à criatividade dos colaboradores. O gestor reforça que as empresas precisam ofertar condições para que eles desenvolvam seu potencial e, por fim, sejam reconhecidos.

“Nós investimos em treinamentos voltados para a visão estratégica de oportunidade de inovação. Desta forma, o pessoal passou a olhar um problema como uma oportunidade, de forma que usem a criatividade para a solução. Outro ponto importante foi que introduzimos fatores de planejamento e controle, usando inteligência emocional para toda a estruturação do time de manutenção eletromecânica”, pontua.

O alto nível de premiação da empresa é motivo de comemoração e engajamento. Para Pedro Marcucci, a valorização do profissional precisa ocorrer diariamente, percebendo o comprometimento e validando os esforços individuais e coletivos.

“Isto gera motivação e engajamento para novos desafios. Além do reconhecimento, que é o mais importante, também há um incentivo financeiro. O colaborador tem a oportunidade de falar um pouco aos colegas de trabalho sobre a iniciativa, recebe uma homenagem e tudo isso contribui para um ambiente de valorização do profissional”, detalha.

Com 22 anos de experiência na área de mecânica e seis anos atuando na Agreste Saneamento, Sandriel Rodrigues, criador da ideia que gerou economia de água, destaca a importância do reconhecimento.

“Eu fiquei muito grato pela empresa valorizar minha iniciativa, mas quando tive a ideia não pensei nisso. Fiz no sentido de ajudar, de trazer melhoria para todos nós. Já trabalhávamos unidos e isso ajudou ainda mais. Aqui, a cooperação e o respeito são fundamentais, tanto para o nosso trabalho diário quanto na nossa relação com os colegas: todos ganham”, enfatiza Sandriel.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento, pertencente ao Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada (PPP) com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Em 2020 a concessionária foi reconhecida como a melhor companhia para se trabalhar em Alagoas pelo Great Place To Work (GPTW) e recebeu o destaque nacional entre as cem melhores de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também em 2020, foi selecionada pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH