Interior

Mortes de idosos caem 70% em Arapiraca

Levantamento foi realizado em idosos a partir de 80 anos

Por Davi Salsa com assessoria 05/05/2021 15h13
Mortes de idosos caem 70% em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

Em tempos de luta contra a pandemia da Covid-19, um levantamento feito em Arapiraca mostra que a vacinação é o melhor meio para combater a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca constatou que houve queda na proporção e número de óbitos e internações pela doença em idosos acima dos 80 anos de idade, após o início da vacinação desse público. Os dados são referentes aos meses de março e abril de 2021.

Já foram mais de 45.500 doses da vacina contra a Covid-19 em Arapiraca, sendo 31.923 como primeira dose, e 13.664 como segunda dose. Os impactos da imunização, aliados ao acompanhamento dos pacientes, medidas de distanciamento, e uso de máscara já começam a ser visíveis.

De acordo com informações da Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Arapiraca, o município registrou uma queda de 70% no número de óbitos de idosos com mais de 80 anos entre os meses de março e abril deste ano. Em fevereiro os óbitos por Covid-19 em maiores de 60 anos representou 24,3% do total. Já em abril, o número é de apenas 5,8%.

O impacto também pode ser observado na proporção de internação de idosos acima de 80 anos, que corresponde hoje a 8,3%, sendo que, em 2020, chegou a quase 30%.

Analisando o total de casos confirmados em Arapiraca, houve uma redução de 16% entre os meses de março e abril, passando de 3.304 para 2.773. E no grupo de idosos acima de 80 anos de idade, essa redução foi de 19%.

Apesar dos dados positivos, o coordenador de epidemiologia, o enfermeiro e sanitarista Evandro Melo Júnior, reforça a importância de se manter todos os cuidados mesmo para aqueles que já tomaram a vacina. Arapiraca ainda segue em estado de alerta com relação aos casos ativos da doença.

“Muita gente tem relaxado os cuidados após tomar a primeira dose da vacina e precisamos ratificar que a imunização completa só se dá após passado algum tempo depois de tomada a segunda dose. Em abril, por exemplo, 63,5% dos óbitos confirmados de Covid-19 em residentes de Arapiraca foram em pacientes com idade entre 60 e 79 anos”, disse o especialista.

A quantidade total de óbitos em decorrência da doença se manteve estável, porém ainda elevada, passando de 54 óbitos confirmados em março para 52 em abril.

“Continuemos mantendo as medidas de distanciamento social, lavagem frequente das mãos, uso de máscaras, e, assim que for possível, tomar a vacina. Em breve nós poderemos nos abraçar como antes”, finalizou Evandro Melo Júnior.