Interior

Roteiro para conhecer as 10 praias da Rota Ecológica dos Milagres

Por Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 01/05/2021 10h02
Roteiro para conhecer as 10 praias da Rota Ecológica dos Milagres
Reprodução - Foto: Assessoria

Com praias abertas novamente nos fins de semana, mesmo com a permanência da fase vermelha de distanciamento social em Alagoas, que tal conhecer as famosas praias da badalada Rota Ecológica, trecho de 30 quilômetros de locais paradisíacos, manguezais ainda intocáveis e pousadas de charme que compreende os municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. E para facilitar a vida de quem gosta de ranking, a Tribuna Independente traçou o roteiro das 10 praias entre Barra do Camaragibe e Porto de Pedras. Assim fica tranquilo montar um top-10.

Seguindo no sentido sul/norte, a primeira praia é Barra de Camaragibe, uma antiga vila de pescadores que ainda mantém ares de interior, emoldurada pela foz do Rio Camaragibe e um cenário de manguezais. Logo em seguida a pedra da Baleia, o trecho de praia mais limpo do povoado. Em seguida, com acesso asfaltado, a Praia do Marceneiro é extensa e boa para caminhadas. Aqui os recifes da rota começam a mostrar suas pedras. Não há restaurantes e bares por lá. Mas já têm belas e caras pousadas.

Atravessando uma pequena ponte se entra em São Miguel dos Milagres. A primeira praia é uma das mais belas, a Praia do Riacho, bastante tranquila, mas conta com apoio de um receptivo bem pé na areia. Tem faixa de areia fina e águas cristalinas. As piscinas naturais são belíssimas. A praia central é a dos Milagres, uma enseada ladeada de um vasto coqueiral. A água esverdeada do mar é morninha. A orla é marcada pelos currais de peixe e uma das mais belas piscinas naturais da região.

A cultuada e badalada Praia do Toque é o endereço de várias pousadas charmosas. O adjetivo não está aí à toa. É realmente bela, tem uma barreira de recifes a 1 km da orla e, em suas piscinas naturais, os peixes são avistados a olho nu. A longa faixa de areia repleta de coqueiros propicia uma agradável caminhada. O acesso à praia pode ser feito em três pontos próximos dos terrenos das pousadas.

Por fim a agitada Porto da Rua, principal povoado da Rota Ecológica, com pousadas, hotéis, bares e restaurantes famosos. O mar é limpo e suas piscinas naturais são bastante disputadas. A foz do Rio Tatuamunha é de tirar o fôlego.

Próxima parada, Tatuamunha ou Gibaba, já em Porto de Pedras. É uma das melhores para o banho devido às águas mansas e mornas e uma enseada extensa, boa para caminhadas. Habitat do peixe-boi marinho que aproveita o trecho de Mata Atlântica e manguezais para levar a vida numa boa. Aqui é realizado um passeio de barco para apreciar esse animal em via de extinção. Sem tantas piscinas naturais, a praia da Lage compensa com o azul de seu mar, o vasto coqueiral e o número mínimo de pessoas na areia.