Interior

12 de abril de 2021 18:37

Codevasf entrega equipamentos a onze municípios de Alagoas

Cidades receberam retroescavadeiras e caminhões-pipa para estruturação de operações de acesso à água e manutenção de vias de escoamento da produção agropecuária

↑ (Foto: Pablício Vieira / Ascom Arapiraca)
Nesta sexta-feira (9), onze municípios alagoanos receberam retroescavadeiras e caminhões-pipa para estruturação de operações de acesso à água e manutenção de vias de escoamento da produção agropecuária. Os equipamentos foram entregues pela Codevasf, empresa pública do Governo Federal, em solenidade na Prefeitura de Arapiraca (AL). Os equipamentos representam investimentos de cerca de R$ 4 milhões, realizados com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.
Participaram do ato de entrega dos equipamentos o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado, e o superintendente regional da Companhia em Alagoas, João José Pereira Filho. O deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, participou da solenidade.
“O Governo Federal, por meio da Codevasf, acredita na parceria com prefeituras para promover desenvolvimento. Estamos investindo em obras estruturantes que asseguram o acesso da população à água, como adutoras que retiram água do Canal do Sertão e a distribuem a comunidades rurais de Pariconha, Delmiro Gouveia e de Água Branca. Além disso, temos dotado as prefeituras de equipamentos para atendimento emergencial da população em meio à estiagem prolongada”, afirma Luís Napoleão Casado — ele destaca que no último ano foram repassados 25 caminhões-pipa a prefeituras alagoanas.
Os caminhões-pipa entregues nesta sexta-feira beneficiarão Água Branca, Batalha, Canapi, Inhapi, Major Isidoro, Olho D’Água das Flores, Pariconha, Ouro Branco e Jacaré dos Homens. As retroescavadeiras foram destinadas a Arapiraca e Pariconha.
“A Codevasf vem trabalhando para dar estrutura aos municípios alagoanos para que possam promover políticas públicas de desenvolvimento regional. É no espaço das cidades, na zona rural ou na zona urbana, que a vida acontece, que se trabalha, que se produz. Com esses investimentos estamos conseguido fazer avançar o desenvolvimento em Alagoas”, avalia João José Pereira Filho.
De acordo com o prefeito de Água Branca, José Carlos de Carvalho, a incorporação do caminhão-pipa à estrutura do município permitirá que a população tenha acesso à água em momentos de estiagem prolongada. “Temos 64% da área do município na zona rural com famílias que enfrentam a escassez de água. Com a chegada do caminhão-pipa, teremos condições de dar todo o suporte para que elas tenham acesso à água”, diz. Atualmente o município encontra-se em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal em razão da estiagem.
Na avaliação do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o repasse de uma retroescavadeira dará mais condições à prefeitura para fazer manutenção em estradas. “Essa parceria com a Codevasf vai ajudar bastante os nossos agricultores no melhoramento das estradas do meio rural para escoar a produção”, afirma. O município tem a segunda maior população de Alagoas e é grande produtor agropecuário, com culturas como mandioca, amendoim e milho e criações de camarão, codorna, bovinos e caprinos.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH