Interior

A importância dos municípios para conservação da APA Costa dos Corais

Maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, possuindo mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues, entre Alagoas e Pernambuco

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 06/03/2021 15h25
A importância dos municípios para conservação da APA Costa dos Corais
Reprodução - Foto: Assessoria

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, possuindo mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues, entre Alagoas e Pernambuco. É uma unidade de uso sustentável, que busca coadunar os objetivos de conservação e preservação ambiental, com o uso direto, como a pesca e indireto, com o turismo e pesquisa dos recursos naturais de maneira sustentável, ou seja, garantir esse uso para as gerações atuais e futuras. E todos os municípios existentes dentro da APA, de Paripueira e Maragogi, sabem da importância de manter essa região preservada.

Foi com esse objetivo que o prefeito Déo da Usina, de Japaratinga, e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio, participaram, durante a semana, de um encontro com os prefeitos dos municípios que compõem a APA Costa dos Corais. O objetivo foi discutir os problemas e soluções para melhoria dessa Unidade de Conservação. A ideia principal é que a união dos municípios fortalece tanto o turismo na região, além de criar uma mobilização em busca da conservação e turismo sustentável.

O encontro, que contou com a presença do presidente do ICMBio, Coronel Lorencini, foi para formalizar novas parcerias. Na oportunidade ele parabenizou todos os prefeitos pela iniciativa, além de ouvir as demandas. No final garantiu que estará ao lado dos municípios dando total e irrestrito apoio.

Já o prefeito Déo agradeceu pelo convite e elogiou a iniciativa. “Me sinto muito honrado pelo convite do prefeito Sérgio Lira. Acredito que é um momento histórico para todos os municípios envolvidos. Saio desse encontro satisfeito, principalmente em saber que em breve teremos aprovação do Plano de Manejo da APA”. O gestor também falou que aguarda o Plano de Uso Público, que dará suporte para abrir novas piscinas naturais, que vai gerar emprego e renda com base no turismo sustentável.