Interior

4 de março de 2021 10:17

Pilar compra óculos que ajuda deficiente visual a ler textos e reconhecer pessoas

Município é o primeiro em Alagoas e a segundo do Nordeste a ter os óculos israelenses

↑ Foto: Assessoria

Inovação e tecnologia. É assim que se define a gestão do prefeito Renato Filho que sempre buscou modernizar as áreas que mais precisam no Município do Pilar. Na tarde dessa quarta-feira (3), o gestor anunciou a chegada de cinco óculos da  OrCam MyEye 2 que permitirá que deficientes visuais tenham mais acessibilidade e autonomia. Pilar é a primeira cidade do Estado e a segunda do Nordeste a ter os óculos israelenses.

O prefeito Renato Filho explicou que os óculos funcionam como um dispositivo de tecnologia assistiva vestível e que vai mudar a vida das pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura. O óculos  permite que crianças, adultos e idosos leiam textos impressos ou digitais.

“Eles conseguem ler de perto ou de longe, em três línguas: português, inglês ou espanhol”, disse. E foi além: “Ele reconhece rostos, produtos, cores, dinheiro”, acrescentou.

O primeiro a testar o óculos foi o servidor da educação, o professor Pedro, que aprovou e gostou. “Não tenho palavras para agradecer por essa ação. Por causa do senhor, tive a oportunidade de ler um livro. A gente fica feliz porque a tecnologia está avançando”, disse.

O gestor também reforçou que vai disponibilizar os óculos nas bibliotecas e à disposição da rede pública para que as pessoas com deficiência da rede de ensino possam utilizá-lo.

“Estou muito feliz com essa oportunidade de oferecer aos nossos pilarenses que são deficientes essa ferramenta. A inclusão também é uma bandeira nossa. Isso é um avanço muito grande na nossa gestão”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH