Interior

22 de fevereiro de 2021 15:03

Secretaria de Cultura apoia gravação de músicas sobre Penedo por grupos de canto coral

Projeto registra composições de artistas e temas penedenses em CD

↑ (Foto: Decom PMP)

Músicas de autores penedenses ou composições sobre temas relacionados com a Cidade dos Sobrados estão sendo gravadas, com apoio da Prefeitura de Penedo e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A ação de valorização e preservação da memória é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Juventude (SEMCLEJ), em parceria com o Imperial Coro do Penedo.

Quatro vozes do grupo criado em 2005 estarão no estúdio de gravação que será montado no auditório do Ifal Penedo no próximo sábado, 27, local e data do registro da canção Dia de Festa, composta por Ailson Maia.

A canção em ritmo de maxixe é uma homenagem às tradições populares do Bom Jesus dos Navegantes e venceu um festival de música realizado em Penedo, no ano de 1971.

Dia de Festa será apresentada com arranjo para canto coral da maestra Andréa Perruci e regência de Patrícia Albuquerque, maestra do Imperial Coro do Penedo.

Ensaios

Com apoio cultural da Prefeitura de Penedo, o Imperial Coro do Penedo ensaia três vezes por semana, sendo um encontro realizado de forma virtual e dois presenciais nos fins de semana, no auditório da SEMCLEJ.

Os ensaios estão focados na conclusão das gravações do CD comemorativo aos 15 anos do Imperial Coro do Penedo, registro com demais grupos de canto coral que participaram do Festival de Coros realizado em 2019.

Além do Dia de Festa, peças de autores penedenses com arranjos de renomados maestros de Alagoas, Sergipe e Pernambuco também estão incluídas no registro.

Hino de Penedo

Em breve, um dos símbolos da rica história de Penedo também ganhará um novo registro. O hino oficial do município será gravado, com acompanhamento de um quarteto de cordas, conforme planejamento desenvolvido pela Secretária Alyne Costa.

O Hino de Penedo foi escrito por Jonas Batinga, com música de Manuel Tertuliano Filho, composição feita em homenagem ao tricentenário do município.

Em 12 de abril de 1636, o império português oficializava a Vila do Penedo do São Francisco. A comemoração realizada em 1936 rendeu mais uma joia para o patrimônio da cidade berço da cultura alagoana, valor reconhecido em 1974.

O então prefeito Alcides Andrade fez o Hino do Tricentenário se tornar o Hino Municipal de Penedo, projeto aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado no dia 07 de setembro.

Fonte: Decom e SEMCLEJ

Comentários

MAIS NO TH